Categoria: Comes e bebes
-
Caril de safio
Preparei este prato para a passagem de ano 2015/2016. No dia 30, quando fui ao mercado, o único peixe decente que havia era um safio e por isso ficou caril de safio. Receita para 10 pessoas. Tempo de preparação 5h. Podem diminuir este tempo, se decidirem usar máquinas nalguns passos do processo. Ingredientes 1 safio…
-
Reunião de administração
Reunimos na sede para apreciar as grandes questões anuais: Porca da Murça, 2014 Quinta do Ventozelo, 2009 Arroz de coelho de Massamá Bacalhau à Minhota A comida estava boa, e os vinhos ainda melhores. Falámos de neodímio, hímens, e gajas em geral. ver mais >>> ver mais >>>
-
Cozido de bacalhau à portuguesa, com arroz de limão
Mais um prato criado no momento e imaginado a partir de uma receita tradicional portuguesa: o cozido à portuguesa. Mas, neste prato, as carnes principais (vaca, frango, borrego) foram substituídas por bacalhau. Correu bastante bem. Segue a receita para 8 pessoas. 5 postas de bacalhau demolhado 1 pedaço de chispe de porco 1 chouriço de…
-
Frango na púcara
O nome do prato é de um clássico da gastronomia portuguesa, mas a confeção foi toda criada no momento. E correu bem. um frango ou galinha biológica, ou criado no campo sem rações, com um mínimo de 4-6 meses de crescimento e 2kg de peso 1kg de batatas pequenas biológicas 200g de rabanetes 200g de cogumelos…
-
Magusto sem castanhas
Provavelmente sou mais conservador do que pensava que seria, mas não admito convidarem-me para um magusto sem castanhas. O magusto é celebrado sempre com castanhas ou similar. Isso foi estudado e documentado por antropólogos no passado(1) e, até domingo passado, nunca me passou pela cabeça assistir, e participar, a um magusto sem castanhas. Nada como…
-
Jantar Vintage
Hoje jantei na cozinha da minha irmã. Uma cozinha vintage. O piri-piri tinha sido comprado na Jamaica, em 99, em saldo porque já estava fora de prazo há 4 anos. O frasco do pimentão dizia, no rótulo – consumir antes de 30 aC. E o bife – que estava muito bom – era de dinossauro.…
-
Sopa de peixe e Altano
Altano, Douro 2013 + Sopa de peixe Relembro os mais distraídos que as crónicas de vinho passaram para o blog Vinhos de Portugal.
-
Caldeirada de choco
Tenho uma caldeirada de choco ao lume. Desta vez, fica aqui a receita. Da última vez, ficou apenas a lista de vinhos degustados. 3 chocos médios 1 dúzia de batatas de tamanho médio-pequeno 3 cebolas grandes 5 tomates médios 5 dentes de alho 1dl de azeite 2 folhas de louro 2dl de vinho tinto passado…
-
Arroz de Polvo Malandrinho à Minhota
Eis a receita que eu saquei agora da net@ e que vou experimentar para ver se funciona. O polvo, acabei de o apanhar. O arroz é vaporizado para não empapar. Outras alterações à receita original, faço-as mais abaixo… Ingredientes : 1 kg de polvo ; 100 gr de chouriço de carne ; 1 dl de…
-
Arroz de bacalhau
Mais uma vez, fui à net@ e li 2 ou 3 receitas. Depois criei este belo prato, que já há uns anos queria fazer. Receita para 6 comilões 500 g de arroz vaporizado 2 postas de bacalhau 3 tomates bem maduros 2 cebolas grandes 4 dentes de alho 1 dl de azeite 1,5 dl de…
-
Quattro
Quatro regiões: Douro, Beira, Setúbal e Alentejo. Vila Real, Douro tinto 2011 Reserva, 13,5% de ácool. Simples, pouco corpo, adstringente, bom e barato. Caves de São João, Beira tinto 2012, 13% de álcool, Baga e Touriga Nacional. Fresco, macio, corpo médio. Com uma doçura típica e redonda da casta Baga ligeiramente cortada por uma agrura…
-
Três Douros
O Douro continua a ser a minha região preferida. Tem vinhos mais acres, ácidos e leves. Excelentes para acompanhar refeições pesadas. Monte Raso, Douro tinto 2011 Reserva, 13,5% de álcool, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, com estágio de 4 meses em carvalho francÊs e 6 meses em garrafa. Um vinho doce, quente e denso.…
-
Arroz de tentáculos
Arroz de tentáculos, nome curioso… Mas o vinho era um mimo. Pinhel, Beira Interior tinto 2013, 13% de álcool, Rufete e Marufo. Doce, redondo, macio, bem doce, quase picante. Bom para acompanhar tentáculos de váriso cefalópodes.
-
Casa Nova, vinhos velhos
Fomos comemorar a casa nova da Cláudia. A hospedeira – uma riqueza de pessoa – construiu um pedaço campestre no meio da cidade, e ofereceu um peixe assado no forno com tintos do antigamente… Quinta das Verdelhas, Douro tinto 2002, 13% de álcool, Touriga Nacional. Um vinho CARM, da casa Reboredo Madeira. Primeira apreciação: fresco,…
-
Aguardente e rolha
Dois vinhos do centro-sul: um quase destilado, o outro com travo a rolha. Terras do Sado, Setúbal tinto 2013, 14% de álcool, Castelão, Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Alfrocheiro. Um vinho exuberante, fervilhante, quase um destilado de esteva. Premiado e barato. Gostei, apesar de demasiado novo. Principium, Lisboa tinto 2012, 13,5% de álcool, Cabernet Sauvignon,…