Chornal do Inacreditável

O blog mais antigo de Portugal, Europa e África

  • Poemas de 2023

    Em 2023 editei os poemas abaixo numa coletânea de poesia. ——————– Maria Cá em cima, onde a terra acabaO mar, a perder de vista, uma vertigemUm navio vagaroso esfuma-se na brumaO teu sorriso é a alegria na paisagem Alex Banha ——————– O Cão Fadista Eis a história irrealistaDe um cão que era fadistaFoi ouvi-lo uma…

  • O marcelito

    É claro que o Marcelo não faz isso com todos os pedidos.—————————————–Toy: isso é publicidade enganosa.—————————————–O PR disse que quando lhe chega um pedido, que o reenvia ao Governo: treta. Neste caso, enviou o pedido a um governo acabado de tomar posse, e coagiu-o a aceitar o pedido.Agora, em que ponto estamos?Toda a gente sabe…

  • Palestina – Dois estados

    Continuar a apelar à solução de “dois estados” só ajuda a causa sionista israelita.É uma quimera que todos sabemos que não vai acontecer.Em 1947, quando os sionistas forçaram Roosevelt a obrigar os estados que não queriam a votar a favor da criação de um estado israelita na Palestina, ficou determinado o espaço que cada “estado”…

  • Israel, 1994

    Em 1994 fui a Israel. Eu a Maria e o miúdo mais velho, com 5 meses na altura. Comprámos o bilhete de avião e o resto foi à descoberta. Alugámos um carro – com uma matrícula das boas, daquelas que não dão aos árabes, daquelas que nos deixam passar nos postos de controlo – e…

  • Os calções do morto

    Sagres, Praia do Beliche, 2023 ————— Começava a escurecer, o sol já tinha desaparecido por detrás dos penhascos escarpados a oeste. Saímos da praia. Pelo caminho encontrámos uns calções e uma toalha no meio do areal vazio. Não se via ninguém, não havia ninguém. “Esqueceu-se dos calções, ou morreu? São os calções do morto”, pensámos.…

  • Culatra, meu amor

    Ilha da Culatra, 2023-08-27 Fui ao balcão pedir umas minis.O rapaz sacou as minis da arca, e pô-las em cima do balcão.Quando se virou para enxugar as mãos, a colega, que estava de joelhos a sacar comida da arca, ao deparar com a braguilha dele à frente da cara, perguntou-lhe: “Queres que te chupe a…

  • Poetas

    Milan Kundera morreu. Não me lembro de uma linha do que li dele. Nem sequer de um ponto final. Já do Gabriel Garcia Marquez, lembro-me de tudo, porque é mágico. Não consigo escrever poesia – em verso, ou na artificialmente enobrecida prosa poética – sobre os meus medos, desejos, ansiedades ou volúpias, porque acho uma…

  • Guisado de bacalhau na frigideira

    Cozer as batatas, já cortadas às rodelas e o bacalhau, em água e sal, por 20 minutos. Reservar. Cozer um ovo em 12 minutos em água e sal. Tirá-lo da água e reservar no frio. Colocar azeite, no fundo da frigideira, e cozinhar uma folha de louro, e pimenta piri-piri e sementes de coentros moídas…

  • Lília

    Fiz a escola primária no tempo do fascismo. Os professores primários não eram muito diferentes daquele professor do Roger Waters, no The Wall: severos, autoritários, déspotas até. Mas vamos à história. Na 4ª classe (4º ano, para os mais novos), entrou uma menina nova, a Lília. Um dia, os meninos começaram a queixar-se de um…

  • Fotografia

    A fotografia capta um momento. Mas a fotografia é mais do que isso. A fotografia capta também um espaço, uma fatia de espaço, e isola essa fatia do resto da realidade. E por isso a fotografia é, muitas vezes, enganadora: cria sonhos que nunca existiram, a não ser no olho do fotógrafo. Após uma troca…

  • Almada ’66

    Almada ’66 ……………… Buffalo ’66 é um filme fantástico com a Christina Ricci e o Vincent Gallo; quase tão fantástico como as histórias que vivi em Almada ’66 em diante. Em 66 não havia elevadores na avenida onde morava. Os elevadores apareceram mais tarde com os prédios de 10 e 20 andares. E passaram a…

  • Médicos da nossa praça

    A Juliana estava preocupada com o filho: tinha um andar estranho, parecia que coxeava. Atravessou o rio e foi consultar o melhor ortopedista de Lisboa. “Podemos entrar, doutor?” “Faça favor.” Depois de exposta a preocupação, em que o médico não tirou os olhos da Juliana, e nem sequer olhou para o filho, ele disse: “miúdo,…

  • Fogo, 1999

    Fogo, 1999 O capitão fardou-se, colocou o chapéu, e tomou o lugar na embarcação. Eu devia ter captado aquele momento, mas tinha ido comer torresmos e beber grogue, com o Napoleão, o Loló e o prof de inglês, e tinha deixado a máquina fotográfica no hotel. Ficámos a observar. O capitão deu ordem de partida.…

  • Ontem também não morreu ninguém

    AE com limite de 100km/h. Por via do “botäo mágico”, tinha a viatura exactamente nessa velocidade. 4 faixas, 2 para seguir em frente, 2 para sair para outra AE. Eu ia na faixa da direita das que seguiam em frente.Noto no retrovisor um BMW preto a pelo menos 130, passa-me pela direita, e eu “bem,…

  • Medicina alopática

    Esse é o fulcro de tudo. A causa nunca foi investigada, nem nunca vai ser. A ignorância é o leitmotiv da medicina que nós temos. E isso significa que os tratamentos não curam o cancro: limitam-se a apagar os sintomas. Como não sabem o que o causa, nem querem saber, a génese continua lá, portanto…

Recomenda algum livro?