É bem verdade.
Uma coisa que consegue competir com os aviöes, em tempo e custo, e que gasta uma ínfima parte de energia, e logo tem uma pegada ecológica de 1/10 desses aviöes…
… näo pode ser mais que um elefante branco.
Aliás, como é o TGV Paris-Bruxelas, que detém >90% das viagens nesse trajecto. Para dar um exemplo pequenino.
Näo, segundo esss “peritos de negócios” o que deve ser incentivado é o uso do automóvel e aviöes. Até porque andam a electicidade, näo é?
O que f*deu Portugal foi a mania das auto-estradas, que säo inúteis e estäo vazias (prova da sua inutilidade). Fizessem estradas normais decentes em seu lugar e ficaria por metade do preço (sem contar com o que o Estado paga pelas SCUTs). Sobrariam mundo e fundos para renovar e expandir a rede ferroviária… olha, como fizeram os espanhóis!
Ah, mas isso depois, impostos automóveis e de combustível que o Estado näo arrecadava…
… ainda corríamos o risco de estarmos neste momento como a Espanha!
Vou-vos só dizer uma coisinha… da nossa terrinha:
– o TGV Lisboa-Caia tem *o mesmo custo* da nova AE Pinhal Interior
– a UE financia (a fundo perdido) o TGV em 75%, a tal AE em 0%
– 90% da AE é paga por dívida aos bancos
– o volume de tráfego previsto dessa AE é anualmente 1/10 daquele do TGV (sim, 1 ano de tráfego do TGV Lisboa-Marid corresponde a 10 anos de tráfego na AE Pinhal Interior equivalem )
3 comentários a “o Trem dos Grandes Vigaristas”
A BBC concorda com a nossa análise:
High-speed rail a ‘white elephant’
http://www.bbc.co.uk/news/uk-12696580
É bem verdade.
Uma coisa que consegue competir com os aviöes, em tempo e custo, e que gasta uma ínfima parte de energia, e logo tem uma pegada ecológica de 1/10 desses aviöes…
… näo pode ser mais que um elefante branco.
Aliás, como é o TGV Paris-Bruxelas, que detém >90% das viagens nesse trajecto. Para dar um exemplo pequenino.
Näo, segundo esss “peritos de negócios” o que deve ser incentivado é o uso do automóvel e aviöes. Até porque andam a electicidade, näo é?
O que f*deu Portugal foi a mania das auto-estradas, que säo inúteis e estäo vazias (prova da sua inutilidade). Fizessem estradas normais decentes em seu lugar e ficaria por metade do preço (sem contar com o que o Estado paga pelas SCUTs). Sobrariam mundo e fundos para renovar e expandir a rede ferroviária… olha, como fizeram os espanhóis!
Ah, mas isso depois, impostos automóveis e de combustível que o Estado näo arrecadava…
… ainda corríamos o risco de estarmos neste momento como a Espanha!
Vou-vos só dizer uma coisinha… da nossa terrinha:
– o TGV Lisboa-Caia tem *o mesmo custo* da nova AE Pinhal Interior
– a UE financia (a fundo perdido) o TGV em 75%, a tal AE em 0%
– 90% da AE é paga por dívida aos bancos
– o volume de tráfego previsto dessa AE é anualmente 1/10 daquele do TGV (sim, 1 ano de tráfego do TGV Lisboa-Marid corresponde a 10 anos de tráfego na AE Pinhal Interior equivalem )
Qual é o elefante branco?