O mais rico


A conversa foi curta mas inacreditável.
-“Já disse que sim”, dizia um.
“Olhe que não, olhe que não”, dizia o outro.
-“Mas eu não sou o mais bem pago da história porquê?”
“Mas és, mas és. E o Real sabe disso”
-“Não sou nada. Existiu este tal Gaius Appuleius Diocles e eu tenho que o suplantar”
“Quem!!?”
– – – –

Os milhões de Cristiano Ronaldo e até do golfista Tiger Woods, o desportista mais rico da actualidade, não se comparam aos prémios conseguidos por um condutor de quadrigas lusitano no tempo do Império Romano.

O desportista mais rico de toda a história foi Gaius Appuleius Diocles, um condutor de quadrigas nascido na Lusitânia (Portugal) no ano de 104.

Segundo os investigadores, Diocles angariou qualquer coisa como 35,863 milhões de sestércios, a que corresponderiam actualmente 11,6 mil milhões de euros. A maquia amealhada pelo desportista luso era o suficiente para abastecer de cereais a capital do Império Romano durante um ano.

Diocles participou em mais de quatro mil corridas da “Fórmula 1” dos romanos, tendo vencido quase 1.500 dos desafios. Por 815 vezes liderou as corridas desde o início, em 67 vezes conseguiu a liderança nas últimas voltas e em 36 ocasiões sagrou-se vencedor mesmo na recta final.

O corredor lusitano tornou-se profissional aos 18 anos e morreu aos 42. Está sepultado em Roma. Na lápide estão inscritas as estatísticas da sua carreira.

Não, o Asterix não está lá...
A fórmula um dos romanos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *