ou há moral… ou pagam todos… ou o gajo que vem a seguir que pague


mais uma pérola do nosso oceano de merdapérola:

EDP –dívidas incobráveis da electricidade vão passar a ser pagos por todos os consumidores.

Até agora, EDP tinha de assumir a totalidade dos custos com as dívidas incobráveis. Mas a proposta da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) para o próximo período regulatório de 2009/11 prevê que os encargos com esses compromissos passem a ser partilhados com os consumidores de electricidade a partir do próximo ano, nas tarifas de electricidade. As previsões para este ano, apontam para um montante de incobráveis de 13,6 milhões de euros, mais 9% do que no ano passado (12,5 milhões de euros). Se metade do valor for transferido para os cerca de seis milhões de consumidores de electricidade no próximo ano, o acréscimo na factura anual seria pouco superior a 1 euro (1,13 euros).

Claro que quando pagamos um produto, para além dos custos “lógicos” (salários, despesas com matérias primas e equipamento, etc.) também lá estão incluídos custos com ineficiencias ou imponderáveis tais como… clientes que não pagam, roubos de clientes. E não me parece que a EDP não tenha até agora incorporado estas situações nas estrutura de custos da empresa. Mas por outro lado, quando há lucros …. e Srs., se são muitos os lucros desta empresa semi-estatal, apenas são divididos pelos accionistas e pelos já chorudos honorários dos gestores. Agora ainda nos querem ir mais ao bolso?!?!?

Não falando na (i)legalidade da coisa (que a existir eu acho imoral), isto é claramente um incentivo aos incompridores, para que é que eu vou pagar se alguém vai pagar por mim?

Se isto pega moda, adivinhem o que se vai passar nas gasolineiras quando quiserem começar a fazer o mesmo com o saldo do tipo que abasteceu e fugiu sem pagar?! E nos hipermercados? E nos restaurantes? Estão a ver a malta a pedir umas garrafitas “no sítio do costume” e a pedir para pôr na conta do vizinho do lado?!

Entretanto a entidade reguladora está a fazer uma consulta pública (que encerra em meados de Julho) e em função dos resultados desta consulta será tomada uma decisão. Esta consulta não está a ser devidamente divulgada nem foi publicitada pela EDP, pelo menos que eu saiba. A DECO tem protestado, mas o processo é irreversível e o resultado desta consulta irá definir se a dívida é não paga pelos clientes da EDP.

Há que agir rapidamente. Basta enviar um email com a nossa opinião (que também pode ser feito por fax ou carta mas não tenho os elementos). Para bem de todos nós cumpridores, copiem o texto ou mandem uma missiva esclarecedora da vossa posição, e, acima de tudo, divulguem o mais possível,

Enviar para: consultapublica@erse.pt

Exmos Senhores:

Pelo presente e na qualidade de cidadão e de cliente da EDP, num Estado que se pretende de Direito, venho manifestar e comunicar a Vªs Exªs a minha discordância, oposição e mesmo indignação relativamente à “proposta” – que considero absolutamente ilegal e inconstitucional – de colocar os cidadãos cumpridores e regulares pagadores a terem que suportar também o valor das dívidas para com a EDP por parte dos incumpridores.

A manter-se esta pretensão equacionarei, seriamente, tornar-me parte da lista dos tais clientes incumpridores – afinal haverá quem a pague por mim!

Com os melhores cumprimentos,


Um comentário a “ou há moral… ou pagam todos… ou o gajo que vem a seguir que pague”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *