Loiça das Caldas


Abril de 1975.

12 anos de idade.

Poucos dias depois de 2 caças amarelos a hélices, terem passado a rasar a minha cabeça, no Seminário de Almada(1), a caminho de Lisboa, no 11 de Março, fomos em excursão até às Caldas da Rainha.

Lembro-me de pouca coisa dessa excursão:

Comprei um alfinte de peito, em loiça, característico da região, que ofereci à minha mãe e que muitos anos mais tarde, surpreendentmente, fui encontrar no fundo de uma gaveta do quarto dela. Ainda lá deve estar: os pais são uns bichos incompreensivelmente amorosos.

Quando, à volta, passámos em Vila Franca de Xira, meti conversa com uma miúda para lhe dizer que aquela ponte que se via da estrada era a ponte dos rótulos das garrafas de azeite: nunca tive jeito para engatar gajas.

Eu não conhecia ninguém que tinha ido na excursão. Eu era de uma turma da manhã e a excursão tinha sido organizada por uma turma da tarde. Mas havia uma probabilidade enorme de ir também uma miúda fantástica, com uns cabelos pretos escorridos e de pele morena, tal e qual a Yvonne Elliman por quem eu, e meio Portugal, andava cegamente apaixonado… E, por isso, fui.

Quase a chegar a Lisboa, levei com uma caneca das Caldas na cabeça, vinda do banco do fundo, do grupo da Yvonne. Ela veio sentar-se ao meu lado, fez-me festas na cabeça e puxou-me para dançar quando o Santana começou a tocar o Samba Pa Ti. Foi tudo tão fantástico, um êxtase tão grande – ultrapassou o dos três pastorinhos juntos – que me deixou sem resposta.

Éramos os hippies da altura… Com 12 anos…

Será que alguma vez mais a vou ver?

Desse tempo, quase nunca mais vi ninguém. Uma ou outra vez a mulher do Tim, dos Xutos e Pontapés e uma ex-namorada do Cacilhas.

(1) No pós-revolução, até os padres ajudaram os governos que se sucediam e emprestaram 8 salas do Seminário ao Liceu de Almada durante um ano, e foi assim que fui lá parar.

, , ,

3 comentários a “Loiça das Caldas”

  1. Em 75 o dinheiro que havia era para comprar pão. Máquinas fotográficas são burguesismos muito mais recentes. Mas tu sabes disso melhor que eu.

  2. Eu sei. Ola’ se sei. Estava so’ a meter-me contigo, a brincar com o facto de as coisas mudarem tanto. Como será daqui a 32 Anos?
    – – –
    O PP anda querer combinar uns caracóis. Tens tempo esta semana?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *