vergonha!!!!

Gosto de ser professor porque gosto de ensinar. No ensino sempre me pautei pelo rigor e isenção e sempre respeitei quer alunos quer colegas, como gosto que me respeitem também a mim. Além disso, ainda me lembro dos professores que me marcaram, porque com eles aprendi, e daqueles que me fizeram mudar comportamentos, atitudes e mesmo a carreira profissional.

Sou professor universitário há muitos anos, mas antes fui professor do ensino sencundário. Numa altura em que a sociedade civil já apresentava alguma maturidade em termos de “liberdade” (pelo menos de expressão), mas já começava a dar mostras que cedo descambava no descrédito daquela profissão. Deixámos de ser vistos como agentes ensinantes, e formadores, e passámos a ser vistos como baby-siters pelas ordes de papás que não apresentam a mínima consideração pelo trabalho dos “ensinantes”, querem é que lhes tomem conta dos filhos. Os alunos, esses passaram a ver os profs não como uma figura de mestre que se respeita  porque nos ensina (aliás, deixou de haver respeito nesta sociedade fast-food), mas quase como os (igualmente necessários) auxiliares educativos ou, pior, como inimigos a abater.

A educação está um caos (já aqui o referimos várias vezes), mas os valores de respeito da sociedade, infelizmente, também.

Bater num professor deixou de ser punível com expulsão da escola. Filmar com o telemóvel na sala de aula, até é “fixe”. Uma participação de um aluno ainda trás mais problemas ao professor e à escola (aproveitamento escolar), por isso, cala-se, como se cala a violência doméstica. A insegurança instalou-se, a violência também.

Além disso estes jovens serão os futuros adultos, cidadãos de pleno direito, votantes. O que virá a seguir? Bater em quem quer que seja na rua ou em casa, deixará de ser punível (ponto)!!!!!! Vai deixar de fazer sentido a APAV?, e a polícia? Que leis nos vão reger no futuro?

 Sou professor e temo pelo futuro, pelo desrespeito pelo cidadão.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “vergonha!!!!”

  1. Avatar de Lia
    Lia

    Educação hoje…
    Os aprendizes não gostam de esforço nem rigor… é esta a sociedade do facilitismo por um lado e da competição por outro – incoerência.
    O que será o futuro? também não sei. Fácil não vai ser pelo que parece. Que medidas tomar? mais rígidas e punitivas com certeza – até chegar a um equilíbrio.
    Eu como educadora gosto de proporcionar aprendizagens significativas… que facilitem e estimulem a curiosidade epistemológica e o desejo de aprender.
    Gosto de estar a trabalhar em educação porque é por aqui que se irá construindo um futuro melhor… espero não desanimar de vez.

    Lia

  2. Avatar de Tsutsie
    Tsutsie

    Pois é Pofessor, a bastardinha também ficou chocada…É caso para dizer que Durkheim e a sua teoria da anomia renascem,caminha a passos largos do “túmulo” para a Sociedade actual… uma sociedade onde se verifica uma perda quase total da atuação consciente e da identidade… uma crescente perda de normas, valores, regras e principalmente EDUCAÇÃO!!!!

  3. Avatar de alex

    O mundo está a mudar rapidamente e, ou se muda a forma como se dá instrução, ou se muda a atitude dos professores. Eu, pessoalmente, trato os alunos da mesma forma que eles me tratam. Se são insolentes e malcriados, eu também sou. Mas num nível mais acima, mais erudito e refinado. E deixo-os tão desconcertados que ficam sem trunfos para continuarem a boicotar as aulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *