Naufraguei mais uma vez pelos mares da China. Fui salvo, in extremis, por um iate de magnates chineses.
Fiquei estupefacto!
Fiquei estupefacto com o que eles estavam a dizer. Isto porque já há muitos anos aprendi chinês, e estava perfeitamente à vontade a ouvir a conversa entre eles, travada numa mistura de cantonês e mandarim, quando eles pensavam que eu não percebia patavina.
E fiquei estupefacto porque eles estavam a planear fazer naufragar o dollar enquanto moeda mundial.
Qual era o plano deles?
Começava por se aproveitarem da crise do euro. Deixavam os agiotas internacionais esticar a corda a vários países (Leia-se Portugal e ….), os juros subirem descomunalmnete e depois usavam as suas reservas em dollares, maiores que as do FMI, para comprar a dívida. Os países agradeceriam a baixa dos juros de 6% para 5%. E eles livravam-se de uma série de dollares.
E depois, em vez de exigir o pagamento em dollares, exigiam em moeda chinesa. Que valorizava como nunca se viu, enquanto o dollar deixava de ter interesse.
Em mais de 50 países, representantes de mais de 75% da economia mundial, encalacrados pelas dívidas soberanas, pagáveis em moeda chinesa, os bancos centrais eram uns glutões de Yuans e não ligavam muito às outras divisas, leia-se o Dollar.
E tudo o que vinha da China seria mais caro, mas tínhamos de comprar, senão os juros subiam.
A China, a velha China, a milenar China.
Que inventou o papel-moeda, a pólvora, a imprensa, a bússola, ….
Inventou agora o Comunopitalismo.
Deixe um comentário