Naufrágio do dollar

Naufraguei mais uma vez pelos mares da China. Fui salvo, in extremis, por um iate de magnates chineses.
Fiquei estupefacto!
Fiquei estupefacto com o que eles estavam a dizer. Isto porque já há muitos anos aprendi chinês, e estava perfeitamente à vontade a ouvir a conversa entre eles, travada numa mistura de cantonês e mandarim, quando eles pensavam que eu não percebia patavina.
E fiquei estupefacto porque eles estavam a planear fazer naufragar o dollar enquanto moeda mundial.

Qual era o plano deles?
Começava por se aproveitarem da crise do euro. Deixavam os agiotas internacionais esticar a corda a vários países (Leia-se Portugal e ….), os juros subirem descomunalmnete e depois usavam as suas reservas em dollares, maiores que as do FMI, para comprar a dívida. Os países agradeceriam a baixa dos juros de 6% para 5%. E eles livravam-se de uma série de dollares.
E depois, em vez de exigir o pagamento em dollares, exigiam em moeda chinesa. Que valorizava como nunca se viu, enquanto o dollar deixava de ter interesse.

Em mais de 50 países, representantes de mais de 75% da economia mundial, encalacrados pelas dívidas soberanas, pagáveis em moeda chinesa, os bancos centrais eram uns glutões de Yuans e não ligavam muito às outras divisas, leia-se o Dollar.
E tudo o que vinha da China seria mais caro, mas tínhamos de comprar, senão os juros subiam.

A China, a velha China, a milenar China.
Que inventou o papel-moeda, a pólvora, a imprensa, a bússola, ….

Inventou agora o Comunopitalismo.


por

Etiquetas:

Comentários

7 comentários a “Naufrágio do dollar”

  1. Avatar de oKikas
    oKikas

    Mais um first pars este Chornal: comunopitalismo

    Já tem entrada no Google e tudo!
    Os meus parabéns!

  2. Avatar de Maquiavel
    Maquiavel

    Em 5-dias-5 o EUR passou de 1,34 USD para 1,38 USD… 3% numa semana em que houve mais manifs na Zona Euro que nos anos anteriores!

    No último mês, de 1,28 para 1,38 USD (+7,8%) ultrapassando à farta o último pico de 3 meses (1,33)…
    A 07/06 o EUR estava a 1,19 USD, lembram-se?

    Imagino que nos EUA estäo todos muito contentes a pensar “ena ena ena, agora com o Euro em alta vamos sair da cryse, porque os nossos produtos americanos estaräo mais baratos!”, para depois levarem com o choque ao lhes perguntarem “Quais produtos americanos? os feitos na China ou no México?”

    Enquanto isso, na Europa as medidas de austeridade väo criar uma bela instabilidade social que levará à mais fácil adopçäo do modelo chinês, para gáudio do Camarada Abel lá em Bruxelas… o seu plano secreto finalmente fruirá! Mao e Estaline ficaräo orgulhoso!

  3. Avatar de Zuruspa
    Zuruspa

    É de ficar estúpido, de facto!

  4. Avatar de pco69
    pco69

    Uma das vantagens da China é mão de obra barata. Outra é moeda mais ‘fraca’ que o Euro e o Dolar. Quererão perder uma dessas vantagens? Para quê? O domínio do mundo?

  5. Avatar de Maquiavel
    Maquiavel

    Direi mesmo mais: só abriräo mäo dessa vantagem EM TROCA de algo, tal como… O domínio do Mundo!

    A China näo inventou nada, o “ocidente civilizado” é que passou a acreditar que haviam almoços grátis, incluindo a populaça que curtiu à brava os produtos, primeiro feitos na Indonésia, depois no Vietname, depois na China, näo entendendo que a longo prazo estavam a escavar a própria cova.

    A paciente e com visäo de longo prazo China só tornará as suas exportaçöes mais caras (i.e. valoriza o yuan) quando isso näo afectar a procura dos seus produtos… ora no “ocidente civilizado” estäo em decurso planos de austeridade salazaristas, onde nem vai sobrar dinheiro para comer, quanto mais para bugigangas… a acontecer *algo* breve, será a *desvalorizaçäo* do yuan… ou a valorizaçäo do Euro (que vai dar ao mesmo)!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *