Segredos de Lisboa

A igreja da Luz, junto ao largo da Luz, em Carnide, tem uns 6 alto relevos (meio pagãos?) bem curiosos por detrás do altar. Alguém sabe alguma coisa a respeito deles?
Aqui ficam imagens obtidas com o telemóvel num assomo de admiração e curiosidade.

Igreja da Luz  vista do exterior
Frontaria da Igreja da Luz
Vista panorâmica do altar da Igreja da Luz
Uma vista panorâmica do altar da Igreja da Luz
Altar da igreja da Luz (canto destro, esquerdo para o público)
Altar da igreja da Luz, vendo-se os baixo relevos por trás.
À esquerda, que imagem é esta? Não parece um santo...
Imagem mais à esquerda

À esquerda, que imagem é esta? Não parece um santo… Parece mais uma imagem de inspiração clássica (Baco?) do que uma imagem devota.

Segunda imagem a contar da esquerda

Que objecto redondo é este, que ela segura? Que significado tem?

Terceira imagem a contar da esquerda, constituinte esquerdo do par central.

Terceira figura a contar da direita, constituinte direita do par central.

Finalmente é visível um elemento claramente cristão, a cruz.

Segunda imagem a partir da direita
Imagem mais à direita de todas.

Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Segredos de Lisboa”

  1. Avatar de carnide
    carnide

    da Wikipédia:
    O altar-mor está elevado sobre o pavimento da capela; quatro degraus se sobem para lá chegar. No altar-mor admiramos alguns baixos-relevos em fino jaspe, em seis pequenas pilastras; são figuras simbólicas da Fé, Justiça, Fortaleza, etc. Sobre a figura da Fortaleza há um medalhão com Hércules, o leão e o centauro finamente executado.

    Uma das figuras é a Astronomia, outra a Medicina. Nas pilastras que formam as esquinas do altar, as faces laterais mostram frutas e flores, escudos e peças de armadura. Estes belos baixos-relevos são de pura renascença, de um estilo muito anterior ao frio classicismo da capela-mor.

    Alguns dos símbolos destoam da idéia cristã, parecem deslocados na ornamentação de um altar-mor. É possível que sejam peças destinadas a outra obra de arte, que foram aqui aproveitadas. Nas duas capelas laterais do cruzeiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos) há uns lindos baixos-relevos nos altares, pouco vistos, que passam mesmo despercebidos porque têm luz escassa, que, me parece, se relacionam com estas da Luz na qualidade da pedra, e no estilo do trabalho. E no pórtico do poente, nos Jerónimos, superiormente, há duas pilastras que dizem com estas da Luz (Devemos lembrar que Jerónimo de Ruão, arquitecto da Luz, também o foi da capela-mor dos Jerónimos).

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Luz_(Carnide)

  2. Avatar de Janinas
    Janinas

    São Alegorias, ou de Virtudes, ou de Pecados, ou de outra coisa do género, sempre em baixo-relevo (mesmo quando pintadas), à maneira de medalhas, para dar o exemplo, já que têm um carácter moralista. O interior da Igreja da Luz não é nada renascentista, é maneirista (sensual e provocatório). As representações maneiristas são tudo menos ‘muito católicas’, mesmo as religiosas. Um dos painéis mais conhecidos da Igreja da Luz é a despudorada Santa Madalena de Francisco Venegas (conhecido pelos seus hábitos sado-masoquistas; mas de um espanhol pode-se esperar tudo, não é?). Tudo isto foi feito na época do Filipe I ou II de Portugal , como aliás grande parte das coisas mais interessantes cá da terra.

    (ver na net Santa Madalena de Francisco Venegas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *