Lixo no forno

lixo no fornpo
Sim, leram bem, isto tecnicamente é, ou seria, lixo.
Daqui só a cebola e o azeite näo eram coisas que estavam a ponto de ser mandadas para o lixo:
– a cara de bacalhau, porque depois de retirados os filetöes o pessoal näo sabe o que fazer com o que sobra, e se ninguém compra vai pro lixo;
– os pimentos, porque já näo estavam lustrosos embora estivessem sem bicheza ou bolor, e se ninguém compra vai pro lixo.

Calhei a passar ao lado da banca e chamou-me a atenc,äo, por ser coisa que nunca vi pelas Finlândias. Referi-o à empregada… e acabei por o levar para casa à borla!
Mmm… que “lixo” delicioso! Obrigado ignorantes finlandeses por este pitéu!
Bacalhau a saber a pato!
Foi acompanhado de batatas assadas no micro-ondas, e para beber foi um Uvas Douradas tinto Bairrada DOC Reserva 2007.

Valdemiro, o Modesto

Se me der na mona, tomarei Kiev em 2 semanas“, disse o Valdemiro Pudim (TBC “cavalgador de tigres”) ao Barräo Duroso (TBC “cherne podre”)
Pudim avisa Barroso acerca da Ucrânia
A (des)UE, a mando do comando da OTAN, anda-se a armar aos cucos, e insiste em financiar em Kiev um governo golpista que inclui neonazis, que andam divertidos a matar civis no Leste da Ucrânia (ver Donbass), depois de o terem feito no Sul (ver Odessa), enquanto vai picanda a Rússia (a quem deve uns largos milhares de milhöes de euros do gás) para que esta intervenha militarmente… para assim arrastar a OTAN para o conflito.
Entretanto, a Rússia mostra paciência (a mais), e agora o seu presidente mandou o recado ao moço de recados de Bruxelas. Só que se conteve, que se com mil homens os fedralistas conseguem travar o exército ucraniano, entäo com um exército inteiro ele chega à praça Maidan numa semana, no máximo, mesmo parando para almoçar pelo caminho.

Com a sua habitual sagacidade, o Gorbinhas (TBC “mancha na tola”) já avisou as hostes.
Gorbachyov avisa da terrível mortandade na Europal
Ele é crítico do Pudim (e do seu Ursinho) no que respeita ao respeito pela democracia e direitos humano, mas sabe melhor do que ninguém o que se pode esperar do Ocidente… e da Rússia!

E agora pelo Gorbinhas: os EUA estäo a pagar com língua de palmo terem-no apeado para meter à frente da Rússia o imbecil bubadolas Yeltsin, e assim conseguir meter a Rússia num fedorento chinelo. Foram os anos de crise trazidos pelo esbulho permitido pelo “Ébrio-mor de Todas as Rússias” que fizeram eleger o Valdemiro Pudim.Gorby seminovo
Gorby, além de estar vivo, continua lúcido como em 1990 (mas mais rechonchudinho). Por isso convinha apeá-lo o mais depressa possível, antes que ele realizasse o seu sonho de transformar a falida e ineficiente União das Repúblicas Socialistas Soviéticas numa democrática e eficiente União das Repúblicas Soberanas Soviéticas, de cariz social-democrática à maneira nórdica. Por isso o PC o odeio tanto, mas isso é problema deles. Imaginem o que seria dessa URSS (ou só mesmo da Rússia, se tivesse havido na mesma separaçäo) neste momento. Com privatizaçöes suaves e aumentos de produtividade desde 1990 aos níveis só atingidos de 2000 em diante, e com um Estado Social forte, o Gorby estaria breve a celebrar 30 anos como o Salvador de Todas as Rússias, pelo menos.
Gorby velhoGanharia a Rússia mas também e principalmente ganharia o Mundo todo: os excessos da globalizaçäo e financeirizaçäo económica näo se fariam sentir desta maneira, haveria muito mais paz e sossego sem as guerras jugoslavas e fundamentalismos islâmicos, que o contra-ponto à palhaçada continuaria a existir.
Mas isso implicaria permitir à Rússia ter já em 2000 a força que detém agora, e a OTAN mantida onde estava, e isso era de evitar a todo o custo.
Agora amanhem-se, que o Pudim pode ser cínico e mau, mas é (muito) inteligente. E tem o rancor anti-ocidental do povo russo a apoiá-lo.

Coquetel de melancia

Abrir uma melancia, de 7 Kg se houver. Ou menor. Ou maior.
Meter ao alto e cortar um tampo com cuidado.
Esmagar a polpa à mäo dentro da própria melância (é para rimar com estância) , se se for muito picuinhas escoar o sumo para uma panela de 5 l através de passador, pressionando até só ter os caroços naquele.
Acrescentar sumo de laranja e rum (ou vodka, ou aguardente vínica) à panela, até encher. O ideal será ter 1/4 de espirituosa e 3/4 de sumo.
Vazar o acoólico líquido dentro da melancia. Juntar gelo.
Está pronto.
Meter a melancia no meio da mesa e servir com uma concha de sopa.

Excelente para problemas de sede no Verão.

Adenda: à paträo faz-se assim:

Coquetel de melancia à patrão
Ainda fica mais giro, dá é mais trabalho!

Mereneläväriisi

Iniciamos aqui uma rubrica de aprendizagem linguística, aproveitando a coluna de culinária.
Para começar à paträo, escolhemos o finlandês. Sabemos como os nossos queridos leitores gostam de um bom desafio! Vamos lá então:

Mereneläväriisi

4 valkosipulinkynttä
2 sipulia
1 nippu korianteria
vajaat 2 dl oliiviöljyä
400 g pakastettuja kypsiä jättiläiskatkaravun pyrstöjä (tai 500 g raakoja, kuorellisia, pakastettuja jättiläiskatkaravunpyrstöjä)
600 g pakastettuja mereneläviä (sekoitus esimerkiksi kalmareita, simpukoita, katkarapuja ja mustekalaa)
suolaa
(1 tl chilirouhetta)
200 g pakastettuja mustekalanrenkaita
1 tlk (400g) tomaattimurskaa
4 dl risottoriisiä (carolino tai arborio)
7½ dl vettä
400 g pakastettuja puolikkaita kypsiä vihersimpukoita kuorineen (tai 500 g kokonaisia sinisimpukoita)

  • Pilko valkosipulinkynnet, sipulit ja korianteri.
  • Annostele syvälle paistinpannulle ¾ desilitraa oliiviöljyä.
  • Kun öljy on kuumentunut, lisää hienonnetut valkosipulit.
  • Kun valkosipulit ovat kypsyneet, nostele ne lusikalla sivuun lautaselle odottamaan.
  • Paista samassa öljyssä katkaravunpyrstöjä enintään 5 minuuttia niin, että ne ovat läpikotaisin sulia. Jos käytät kypsentämättömiä katkaravunpyrstöjä, paista niitä niin kauan, että ne saavat kauniin, punertavan värin. Nosta katkaravut valkosipulien kanssa sivuun.
  • Annostele toiseen kattilaan vajaa desilitra oliiviöljyä ja kuullota siinä pilkotut sipulit.
  • Kun sipulit ovat pehmentyneet ja imeneet öljyn, lisää joukkoon jäinen mereneläväsekoitus.
  • Kaada joukkoon vielä valkosipulin ja katkarapujen paistoöljy ja lisää joukkoon teelusikallinen suolaa ja halutessasi 1 tl chilirouhetta. Kääntele mereneläviä öljyssä.
  • Kun merenelävät ovat sulia, lisää joukkoon mustekalarenkaat, tomaattimurska ja anna kuumentua muutaman minuutin.
  • Lisää kattilaan risottoriisi ja sekoita.
  • Lisää joukkoon vielä 7½ dl kiehuvaa vettä, sekoita ja laita kattilan kansi päälle. Anna riisin kypsyä noin 15 minuuttia.
  • Lisää joukkoon simpukat vähän ennen kuin riisi on kypsää. Laita vielä kansi päälle ja kypsytä muutaman minuutin ajan.
  • Kääntele ennen tarjoilua joukkoon katkaravunpyrstöt ja paistetut valkosipulit. Lisää suolaa tarvittaessa. Koristele korianterisilpulla.

Se a traduçäo tiver corrido bem o resultado será este:

Portugalilainen mereneläväriisi

 

Tempos muito interessantes

Provavelmente a notícia mais importante deste início de século:
Russia e China anunciam que väo deixar de comerciar em dólares.
O silêncio mediático nos merdia ocidentais diz bem das possíveis consequências nefastas que isto terá para o “Ocidente civilizado”.
Näo dizer nada, näo vá o poväo perceber e começar a trocar dólares por algo mais valioso, tipo… areia!
queimar dólares, ao menos aquece
Veremos se näo vai haver uma invasäo da Rússia ou da China “para instalar uma democracia”. Nah, é muita areia para a camioNATO deles, iräo (…) primeiro a outros dos BRICS. Ou aos associados-BRICS.
Säo mais pequenos e mais facilmente “democratizáveis”.

Realmente, que se f*d* a UE…

A vantagem de se ter um Presidente autor de ficção científica é de que ele inventa umas histórias mirabolantes para entreter o pessoal e fazer-se passar por pessoa de bem, e depois ainda haja quem caia no engodo.

Entretanto a realidade é um pouco (muito) mais macabra, próxima dos livros de terror, não bastava terem ministros neonazis a governar, milícias fascistas a policiar, oligarcas nomeados governadores regionais…

A UE ainda apoia gente desta? Tenho de dar razão à grunha gringa de certo modo!

Ah, pois, e já pediram uma “ajuda” ao FMI, que já se sabe como corre sempre bem. Por tudo isto, um pouco por toda a Ucrânia (a começar pelo Sul, passando pelo Leste, e já também a Oeste), o povão ucraniano se pergunta “e quem nos salva dos nossos salvadores?“…

Sangria de Ano Novo

Por acaso é a mesma receita da Sangria de Fim-de-Ano (© ISCTINHOS 1998,1999), mas atrasei-me a escrever o artigo…

Receita para 10 beberrões

4 Laranjas
4 Maçãs
1 1/2 l de Gasosa
1 l de Laranjada
1 Garrafa de Espumante Bruto
1 Garrafa de Espumante Doce
1 Garrafa de Espumante Asti
2/3 Garrafa de Gin
1/2 Garrafa de Vodka
1/2 Garrafa de Rum
1/3 l de Licor Beirão Velho
Açúcar q. b.

Num tacho grande:
Cortar as frutas aos pedaços.
Ir juntando as bebidas, mexendo até incorporar.
Servir e regalar-se!!!

Isto dá cerca de meio litro e um copo a cada um com a miséria de menos de 8,4% de álcool!!!

Vinho de pacote

vinho 001Decerto já ouvisteis falar de pacotes de vinho. Estão imenso na moda, pesam bem menos que o equivalente engarrafado, e conservam-se que é uma beleza no vácuo. Mas isto é outra coisa, näo é pacote de vinho, é vinho de pacote. Tal como os pudins e mousses e gelatinas, é só juntar água a ferver e açúcar. Vinho instantâneo. Ou quase. De onde vem isto? Dos países frios, onde näo há uvas. Quem näo tem cäo caça com gato.

vinho 002Ora bem, vamos cá a ver: cada pacote contém um subpacote com o “material vínico” (composto de bagas silvestres secas, passas de uva, e alguns, tal como este, trazem também raspas de madeira de carvalho), fermento vínico, e demais químicos que se usam na produçäo do vinho (tal como nos países onde há uvas). Maravilha!

vinho 003vinho 007Começa-se por espetar o “material vínico” num recipiente de 30 l, e afinfa-se-lhe com uns 5-10 l de água a ferver para que as frutas secas inchem. Juntam-se-lhe o ácido cítrico.

 

vinho 004vinho 005Vai-se junta-se o açúcar necessário a àgua a ferver para que se dissolva, e deita-se em cima da mistura anterior. Para 23 litros de vinho eles recomendam 4kg de açúcar, mas isto é para ser vinho à homem, logo foram 5kg. Prevêem-se 12% de álcool.

vinho 006vinho 009aOs utensílios de cozinha só se riem… pudera!

Aconselha-se a usar só material de aço inox, para näo ter vinho com sabor, digamos, demasiado complexo. Ou entäo, se quiserem, olha, mexam com a colher de pau dos estufados, para transmitir aromas a especiarias!

vinho 008vinho 009Quando a mistura baixar dos 60oC adicionam-se as enzimas. E sabem como é que as enzimas se reproduzem? É uma enzima da outra.

Vai-se entäo juntando água fria até o mosto perfazer 23 l. Depois esperamos até a temperatura baixar dos 35oC, para näo maltratar o fermento. O fermento é nosso amigo e é um gajo esforçado, transforma água açucarada em licor, näo lhe queremos fazer mal!

vinho 010vinho 011Dissolve-se -se o fermento vínico num catuchinho de água a 35oC, deixa-se inchar por 10 minutos, e entäo junta-se ao mosto.

 

vinho 012vinho 013É hora entäo de tapar o recipiente muito bem tapadinho , meter-lhe o trinco de água, e colocá-lo em sítio abrigado do sol, onde a temperatura esteja ali nos 20-25oC. Se a temperatura estiver constantemente abaixo dos 10oC o fermento adormece e fermenta mais devagar, e se estiver constantemente acima dos 30oC o fermento, pois, morre antes de fermentar o açúcar. É melhor num sítio mais frio que mais quente.

vinho 014vinho 015Sabe-se que tudo correu bem se o trinco de água começar a borbulhar (de emoçäo, meu amor) ao fim de um dia, no máximo. Quando deixar de borbulhar (tipo em 2 semanas), passa-se o vinho, i.e., retira-se o mosto, metendo a parte líquido noutro recipiente. Nesta altura já se sabia que ia sair bom, ao abrir a tampa já cheirava a vinho!

vinho 016vinho 018Para que näo hajam dúvidas, junta-se ao líquido o metabisulfito de potássio para parar qualquer fermentaçäo residual. E volta-se a tapar e selar. Esperam-se 2 dias. De vez em quando pode-se tirar o trinco de água, meter o dedo no buraco (que é sempre divertido) e andar com o recipiente à roda um ror de vezes para expulsar algum excesso de dióxido de carbono.

vinho 019vinho 020É hora entäo de se juntar ao líquido o ácido silícico e 10 minutos depois a quitosana. Isto serve para clarificar o vinho das impurezas que ainda tenha.

 

vinho 021vinho 020aVolta-se a tapar, e espera-se uma semana, pelo menos. Depois disso, está pronto a engarrafar! Sempre com muito cuidado, que o depósito está no fundo do recipiente, e näo queremos a nossa pinga suja!

E pronto, cá está. Vinho quase instantâneo. Inacreditável! Está pronto a beber, mas eles recomendam que se esperem pelo menos 3 meses, para que o vinho desenvolva. Entäo depois logo diremos como ficou!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portugueses sem cheta

Depósitos em queda: Portugueses retiram 305 milhões aos bancos
Digo eu, é natural, após 2,5 anos de austeridade as contas tem de se pagar na mesma, e o pessoal cada vez mais desempregado näo tem maneira de poupar, antes pelo contrário. Os poucos que tinham algum no banco retiram-no… para despesas correntes!
Mas parece que näo… atentem na explicaçäo alternativa, de fonte idónea, pois claro:

A queda é em parte explicada pela “concorrência” do Estado, queixam-se os bancos. Com a melhoria da remuneração em setembro, os Certificados de Aforro assistiram a um reforço das subscrições (atingiram os 157 milhões de euros) e a uma diminuição dos resgates (58 milhões), dando um saldo mensal de 99 milhões de euros. Em outubro, o Estado lançou ainda os Certificados do Tesouro Poupança Mais, um produto que os bancos alegam ser “concorrente” dos depósitos.

Malandröes do Estado! Toda a gente sabe que o Estado serve é para SAFAR os Bancos da falência, e näo para lhes fazer concorrência! Como se atrevem???

A cryse vai acabar!

Obrigado, povo alemäo!

A Europa susteu a respiraçäo à vista dos resultados preliminares das eleiçöes alemäs…
mas a nojenta ficou a 5 lugares da maioria absoluta.
Toma lá, Merdkel!! O seu partido-bengala FDP lixou-se bem lixado, por 0,2% dos votos fica fora do Bundestag (Parlamento).
Aos fachos envergonhados do AfD faltaram 0,3% dos votos para eleger deputados.

5 lugares. Täo perto e no entanto täo longe.
Vitória de Pirro!

E a Europa respirou… de alívio!
Os Verdes näo a suportam nem com molho de tomate e caril, a Merdkel deve ser o único animal que eles näo querem proteger
À nojenta só resta uma hipótese: um Bloco Central. Mas o SDP já o fez em 2005, e por isso perdeu 11,2 p% na eleiçäo seguinte (dos quais agora só recuperou 2,7p%). Embora como a CDU/CSU também estejam presos ao diktat da alta finança, sabem que seria suicídio político, até porque o SPD ainda tem a maioria no Bundesrat (Senado).
Só com muitas concessöes aceitariam.

Seja como for, boas notícias para o Sul da Europa.