Augúrios…

O que é pior? O Péssimo ou o Horrível?
Nos tempos da desagregação do império soviético, temia-se uma guerra civil atómica na retalhada URSS. Esses receios estão hoje presentes com epicentro no Paquistão.  Uma guerra civil já está a acontecer no Paquistão. Tem todos os ingredientes para ser atómica.
Guantanamo é péssimo. Lixo tóxico é péssimo. Uma guerra civil atómica é inimaginável, de tão mau.
– – –
Um estoiro nuclear numa cidade dita ocidental é péssimo, horrível, inimaginável, ou consegue ser ainda pior, para nós e para aqueles que amamos?
– – –
Cenário: Um barco entra porto. De súbito, num contentor desse barco, plutónio é amalgamado implosivamente. Nesse instante 350000 pessoas ficaram calcinadas. Nesse ano, vários milhões desenvolvem cancros letais. A região fica inabitável. O rio é o Tejo. O porto é o de Lisboa. A região vai de Torres a Setúbal, englobando o Seixal, Almada, Loures, Alverca, Vila Franca, Carregado, Alcochete…
– – –
Está qq coisa a mudar. Nun’Alvares é canonizado. Será que o Vaticano precisa de um herói militar impoluto, de um bravo santo que o defenda, e que nos defenda?
– – –
Sinais dos tempos: Hoje de manhã, quando fui levar a minha mais nova à pré-primária aconteceu uma recriação militar, com capacetes, fardas a sério para os adultos e bonézitos da tropa para os miúdos. E era vê-los, todos alegres na pujança dos seus cinco anitos, a marchar convictos e divertidos em direcção a um futuro prometido risonho. Deu-me arrepios, mas não disse nada, estavam tão divertidos na sua inocência. A escola era ecologia nas paredes e militares a recrutar almas tenrinhas. Brrrrr…. Não augura nada de bom.
Vamos ter de fazê-lo? Quais as alternativas?


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *