Jolas 25 – A Belarmina

A minha filha mais nova – com os seus 3 anitos – é um espanto. Ontem atirou-se de cima da minha cama para voar como o Super Homem. Estou farto de lhe dizer que Super Homem nem nos EUA, mas ela não faz caso. Caiu de nariz no chão, sangrou, inchou e agora parece o Belarmino – o boxeur.

O Belarmino foi imortalizado pelo Fernando Lopes num filme de 1964. Para além do pugilista de origem humilde e destino incerto retratado pelo realizador de Uma Abelha na Chuva, Belarmino era um tipo que vivia de esquemas. O tio da minha mulher foi um dia ter com ele à Rua das Portas de S. Antão, antes de 74, para este lhe arranjar um documento que permitisse ao meu tio emprestado ir para as Colónias. O Belarmino era conhecido por tratar dessas coisas: era necessário o BI e mais umas notas de conto. O BI conseguiu-o recuperar uns meses mais tarde. As notas de conto nunca mais. Mas quem é que ia discutir com um pugilista do submundo?

Tal como o Belarmino, a minha Belarmina gosta de copos. O Belarmino bebia copos de 3 numa taberna junto aos Restauradores. A minha filha prefere joLas Vieira que, fresquinhas sobre o nariz, ajudam a passar a dor.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

7 comentários a “Jolas 25 – A Belarmina”

  1. Avatar de the Tao of Shin Shen
    the Tao of Shin Shen

    Não há nada que aconteça que um familiar teu não tenha visto ou participado.
    Isso não é uma árvore genealógica, é mais uma floresta do caralho.
    Os teus avôs eram coelhos?

    Just for the record, entre avós, pais, filhos, netos, bisnetos, tios, tios-avós e primos direitos, quantos é que vocês são? Aproximadamente, claro…

  2. Avatar de alex

    Bem vindo ao Hall of Fame.
    Somos muitos e bons!
    E também somos donos da Floresta (não do caralho) mas do Ginjal, onde tocava o Manuel João Vieira, o mentor da joLa Vieira.

  3. Avatar de the Tao of Shin Shen
    the Tao of Shin Shen

    Pronto, lá fugiste à pergunta. Do que eu percebi vocês fazem 4 filhos de cada vez. Portanto em 5 gerações, dos vossos bisavós aos vossos filhos, dá 4 à quinta, ou seja, 1024 criaturas. A juntar à família da mulher, que produz 3 filhos de cada vez, logo 3 à quinta, mais 243 criaturas. Portanto, em 5 gerações, (desde os vossos bisavós) já produziram um total de 1267 entes. Será verdade? Se calhar é mais, porque acho que tiveste uma avó que produziu 7 ou 8. Nesse caso vocês são alguns 1500!
    Isso é um clã, uma tribo, provavelmente estão nos 5 continentes…

  4. Avatar de Alex

    Fugi à pergunta, porque nem eu sei a resposta.
    Desde o Afonso I, o patriarca da nossa família, entre filhos e bastardos, devemos ser uns 10 milhões.
    E estamos espalhados aí por 6 ou 7 continentes, sem falar dos gajos que se estabeleceram no Triângulo das Bermudas, e os que já estão a montar uma base espacial na Lua.

  5. Avatar de Alex

    E tu?
    Tu tens a capacidade contrária.
    Como é que, na tua família, conseguem ir mantendo os genes sem se reproduzirem?

  6. Avatar de the Tao of Shin Shen
    the Tao of Shin Shen

    Estás só a falar do que se vê. Se contasses com os filhos ilegítimos éramos muitos mais do que vocês. Quase o dobro!

  7. Avatar de alex
    alex

    Pronto, lá fugiste à pergunta. Do que eu percebi vocês fazem 0 filhos de cada vez. Portanto em 5 gerações, dos vossos bisavós aos vossos filhos, dá 0 à quinta, ou seja, 0 criaturas. Fica a questão: Onde é que tu e a tua filha aparecem?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *