Coelho em vinha d’alhos


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança:
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades

O coelho deixou se ser um prato apetecível nos tempos que correm. Muitos preferem vê-lo a apodrecer no lixo. Mas há solução para tudo.

Para o caso do Coelho, uma solução de vinhos diversos funciona na perfeição.

Encostas do Tua, Douro tinto 2007 Reserva, 14% de álcool, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca, 12 meses em carvalho francês. Um vinho bem encorpado, com um travo q.b. a madeira, doce, acre e adstringente numa combinação fantástica. Bem melhor que o mesmo 2007 que abrimos há 2 anos atrás.

Tellu’s, Douro tinto 2010, 13,5% de álcool, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Um vinho mais leve que o anterior, acre, com um toque ligeiro a madeira, mas também doce e com um pouco de acidez. Ligeiramente encorpado, mas bastante bom. Uma surpresa!

Vinha Grande, tinto Douro 2010, 13,5% de álcool. Um vinho de confiança, uma pomada com sabor seco e a fruta, e com um toque de madeira. Um standard do Douro.

Trincadeira, Tejo tinto 2008, 13,5% de álcool, Trincadeira, com estágio em madeira nova de carvalho francês. Uma surpresa. Um vinho ligeiramente encorpado, com um sabor agridoce típico da região, bastante macio. Aprovado.

Ameias, Palmela tinto 2010, 13,5% de álcool, Aragonês. Com um sabor ácido que parece extrato de frutos tropicais: fez-me lembrar um picles de manga que comi num restaurante indiano. Quase igual ao 2009. Uma bomba para o estômago. Mas ao fim de dois dias fica mais suave e já se nota a honestidade do vinho.

Alvarelhão, Beira Litoral tinto 2012, 12,5% de álcool, Alvarelhão. Não sei o nome do vinho, portanto para já fica com o nome da casta. Em 2012 foram produzidas 2800 garrafas de 0,75l na casa Campolargo. O vinho, de início tem um sabor forte a pipa enxofrada, mas no segundo dia já se nota a frescura suave dos vinhos do centro. Apesar de ser um vinho novo, não tem aquele sabor enjoativo caraterístico da fruta imberbe. Se não fosse tão caro até comprava mais umas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *