Esta humanidade

Esta humanidade não pára de me surpreender.
Já não chega a política.
Então não é que a própria lei da gravitação universal não foi inventada por Newton???
Parece-me que o Newton e os seus apaniguados são (eram) uns grandes trocatintas e espoliadores intelectuais, à boa maneira inglesa. Uns verdadeiros piratas, hackers da comunidade scientifica do sec. XVII.

Eis a história:
Como lei da gravitação, a lei do inverso do quadrado da distância foi sugerida em 1645 por Ismael Bullialdus. Mas Bullialdus não aceitou nem a segunda nem a terceira lei de Kepler, nem aderiu à solução de Christiaan Huygens para o movimento circular (movimento em linha reta puxado de lado por uma força central).

De facto, Bullialdus mantinha que a força do sol era atraente no afélio e repulsiva no periélio.

Tanto Robert Hooke como Giovanni Alfonso Borelli expuseram a gravitação em 1666 como uma força atrativa (palestra de Hooke “On gravidade” na Royal Society, em Londres, em 21 de Março de 1666, “Theory of the Planets” Borelli, publicada posteriormente).

Em 1670 Hooke, na palestra Gresham, explicou que a gravitação é aplicada a “todos os corpos celestiais”, e acrescentou o princípio de que o ”poder” gravitacional diminui com a distância e que, na ausência de qualquer ”poder” os corpos se movem em linha reta.

Por volta de 1679, Hooke elaborou o argumento de que a gravitação tinha uma dependência com o inverso do quadrado da distância e refere tal facto numa carta a Isaac Newton.
Hooke ficou muito desapontado (para ser moderado) com Newton quando este alegou a invenção deste princípio.

– – –
Parece que o Leibniz também teve problemas deste género com o mesmo hacker.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *