Páscoa

Para os que não sabem porque raio o Carnaval e a Páscoa estão sempre a mudar de data, aí vai a tão aguardada explicação (que eu recebi por mail, de um amigo meu)

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.

E agora umas curiosidades:

 Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).

Porquê?

 1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.

 2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

E a terça-feira de Carnaval é 40 dias (ou 41 nos anos bissextos) antes do Domingo de Ramos, que o Domingo imediatamente anterior á Páscoa.

Podem ir fazendo contas à Lua Cheia e ao equinócio da Primavera de 2009 🙂


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Páscoa”

  1. Avatar de alex

    Porreiro!
    Ora aí está uma crónica que ensina qualquer coisa.
    O que já vai deixando de ser usual neste Chornal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *