Chegou-me à caixa do correio via net, web, rede, teia de aranha, chamem-lhe o que quiserem
“Expliquem-me uma coisa que eu não entendo até porque não sou perito em economia. Se em 2002 um barril de petróleo custava 70 dólares o que equivalia a grosso modo a 77 Euros e hoje ele custa 100 dólares o que equivale sensivelmente a 70 Euros como é que se pode dizer que o petróleo subiu de preço? Ou será que o problema está no facto de nós Europeus continuarmos a aceitar o dólar como moeda referência para as transacções internacionais? Mas, como disse, não sou perito em economia, por isso se alguém me conseguir explicar isto eu agradecia.”
Eu até percebo perfeitamente a dúvida existencial de este nosso compatriota.
E é óbvio que é só especulação. Nem há falta de pitroil …nem está mais caro que justifique as subida na Europa .Nos EUA a gasolina/gasóleo só estão mais caros 10-20% em relação há 5 anos atrás…aqui são 70% na gasolina e 105% no gasóleo… Para não falar em países produtores como na Malásia …a gasolina é a …. 50c/L ….e é um país sem ditadores e sem problemas de maior…. também os há como no Brunei, a 16c/L e Arábia 20c/L…. mas aí…
Os “amaricanos” querem financiar o mercado interno porque têm tido problemas políticos graves que se repercutem na falta de investimento. Então é mais fácil atacar e ocupar potências externas que têm petróleo, encobertos com operações “antiterroritas” (que ainda não estão explicadas completamente… há teses que defendem que os ataques às torres gémeas foram financiados e perpretrados por “dentro” dos EUA). Depois tiram-lhes o petróleo…vendem-no caríssimo aos outros “amigos” e dizem “estão a ver… até vos protegemos…” Balelas
E com isto desenvolvem o mercado de armamento que é sempre o que faz desenvolver uma economia estagnada…. veja-se o Japão e a “Europa” pós-2ªGuerra Mundial
E isto tudo à custa de, entre outros, os patarecos dos Europeus…esse tal “país” com moeda euro e capital, não se sabe onde… deliciem-se com mais um estereótipo…
Afinal isto é tudo uma farsa… vejam lá se o Gil Vicente não tinha razão??
Deixe um comentário