Os travões, os chavões e o aquecimento global

Existe agora a moda de falar sobre o uso dos biocombustíveis para atenuar a presença na atmosfera de gases causadores de efeito estufa.
Essas falas são chavões.
Eu gostava que a moda fosse falar de travões.
Pois é quando o meu carro trava que a energia cinética se dissipa de forma irremediável, e me obriga a gastar combustível de forma inescapável, para o colocar de novo em movimento.

Se os travões fossem tecnológicamente evoluídos, capturavam a energia cinética, em vez de a dissipar.
Esta poderia ser reutilizada para reacelerar o carro.
Isso, só e apenas isso, iria baixar o consumo dos carros para menos de metade, e aumentar a eficiência energética, expressa em kilómetros por litro, para mais do dobro.
Seria a inovação tecnológica mais importante, em termos de economia energética.
Mesmo num carro cem por cento electrico, a energia tem de vir de algum lado.
A eficiência energética é o factor mais importante na eco-economia (eco2nomia) energética, ou mais simplesmente ecoenergética.
– – –
A ciência ecoenergética do futuro vai preocupar-se muito com os travões.
Tanto, que desde já se deve procurar lançar um grande projecto europeu de investigação sobre o desenvolvimento desta solução.
– – –
As gerações futuras agradecem!


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Comentários

4 comentários a “Os travões, os chavões e o aquecimento global”

  1. Avatar de al
    al

    mas a solução existe….
    Sim !
    Lembras-te dos carrinhos de mola para “enrolar” e depois libertar a energia cinética ?…. algo parecido com a mola que acciona o balanço de um relógio ?
    pois é… agora basta por “em grande escala”.
    Arranjar um sistema que ao travar acciona uma mola “enroladora” que fica em tensão enquanto não se libertar o dito travão.
    Depois “I Want To Break Free…” por aí abaixo

  2. Avatar de carnide
    carnide

    Estava a pensar em algo mais electrónico, controlável por computador…
    Mas enfim, desde que funcione, qualquer técnica é boa.

  3. Avatar de tao
    tao

    O Carnide é um génio.
    Com essa já ganhou metade do prémio nobel: formulou o problema.
    Solução do problema: travões electromagnéticos.
    Electromagnetic induction is the production of voltage across a conductor situated in a changing magnetic field or a conductor moving through a stationary magnetic field.
    de
    http://en.wikipedia.org/wiki/Electromagnetic_induction
    Provavelmente é assim que as barragens recolhem energia.
    Pronto, este já está. Agora vou resolver problemas mais difíceis.

  4. Avatar de carnide
    carnide

    “O Carnide é um génio.”
    Obrigado. Mas um pouco exagerado. Lol.
    – – –
    No segimento do post:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Regenerative_braking.

    No entanto, mesmo com regenerative braking muita avançado, o outro ponto a ter em mente é que continua a ser necessário ir buscar energia a algum tipo de combustível, pois dissipa-se sempre energia, mais que não seja por atritos, como por exemplo para vencer a resistência do ar.
    É necessário melhorar a eficiência energética do elemento queimador de combustível. Uma turbina é muito mais eficiente que pistons. Células de combustível também.
    – – –
    Finalmente, existe a questão fiscal. Quando o consumo de combustível por kilómetro baixar drasticamente, novas formas fiscais de ordenhar o automobilista, que não as tão somente baseadas em impostos sobre os carburantes, terão inevitavelmente de aparecer. Não tenhamos ilusões.

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