difícil é ter coragem…

Mais uma notícia hilarioestupidificante sobre “como fazer os jovens aderir ao novo conceito de escola“. Depois de 9ºs anos ao desbarato para “jovens com elevado potencial para correr sem tropeçar num objecto esferoide que é disparado contra um alvo com trajectórias sem cálculo balístico prévio”, esta notícia foi passada em tom de ridículo e risota, por parte dos jornalistas da RFM, mas não deixa de ser preocupante.

“Duas escolas norte-americanas da Geórgia decidiram pagar oito dólares à hora aos alunos com pouco aproveitamento, para frequentarem aulas de apoio”. E o reitor da instituição ainda afirma, pasme-se, “Na nossa comunidade é mesmo preciso ser-se criativo para interessar alguns alunos. Penso que este convite tem pernas para andar”.

Criatividade ?!?!? Desculpe! Como disse??? Sabe o que significa? Claro que das muitas escolas e definições possíveis para criatividade, podemos escolher a que convier, mas “acho” que na raíz etimológica da palavra ainda está o vocábulo “criar”… e não pagar para assistir a “teatro”.

O que é que aconteceu ao ensino? Além de todas as vertentes politiqueiras, do mesmo… e das corjas à volta do tema… o que estamos a fazer pelo ensino??? A criar bolonhesas tipo prato do dia, comido em manjedoura igual (e muito má) para todos? a continuar a nivelar por baixo?

Apesar do que os cidadão julgam dos seu professores, os burocratas criaram condições para engalfinhar o sistema de tal forma que desvirtuaram o ensino -sim, que perdeu a virtude, a honra ou a honestidade, que é desonestado, que foi alterado, deturpado… Ahhh Cicero, se cá viesses ver isto agora !!!

Alunos de doutoramento, já não há de jeito, pensam no doutoramento como num trabalho das 9 às 5. Alunos de faculdade, querem é caracois e cervejolas e o canudo ao fim de 3 anos. Alunos do secundário, querem é o acesso imediato ao canudo. Alunos do básico, querem é que não os chateiem e que lhes digam o que vai sair no teste que lhes dá a nota para acesso ao canudo…

E agora até pagam aos alunos para irem às aulas mais do que eles receberão quando acabarem o curso… Volta piassaba, estás perdoado, e já agora, limpa esta mer*a toda.


Publicado

em

,

por

Comentários

Um comentário a “difícil é ter coragem…”

  1. Avatar de toxinox
    toxinox

    Olha-me este. Tu queres é ser elitista.
    O ensino deve ser para as massas populares.
    Os canudos deviam era ser abolidos, e ter atribuição automática aos 21 anos. Por aquilo que dizes um gajo ainda vai ter de estudar por livros (que seca!), em vez de ver uma bela apresentação sobre temas interessantes na TV.
    Aliás, a minha carta astrológica diz que eu hoje ia ter uma chatisse,
    e cá está ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *