Não é dos da neve e gelo e Everests deste mundo… É mesmo dos “alpinistas sociais”, esses que são capazes de tudo, e das formas mais inusitadas. E há para todos os gostos.
A gaja loura e bem torneada que casa com o futebolista com cara de bébé (ou o banqueiro 80 anos mais velho) que ganha rodos (ou paletes) de $$, … ou a secretária que engravida e exige a casita e o carrito são apenas os clichés.
Temos o Abrunhosa que não sabia cantar mas tinha charme e apostou tudo numa operação de marketing (de pêra e oculares escuros) e acabou por ganhar muito $$ (vá lá até nem lhe fez mal que agora já trauteia umas coisas e arranjou umas letras com mais conteúdo).
Um Berardo que fez fortuna (por portas e travessas) mas queria era mesmo ser do socialite (não este termo não vem no priberam, só mesmo na wiki.br e nas revistas cor de rosa) e foi comprando uns quadros (dos quais não percebe nada, mas disseram-lhe que era bom investimento), mete fundação, mete mais colherada daqui e dali… compra ou não compra o SLB… compra ou não compra o BCP, mete-se nos negócios dos vinhos … e lá vai subindo…
E depois os politiqueiros, que vão “alpinando” de formas bem mais descaradas -passam de Cherne Durão (1º ministro) a ZéManel (barroso administrador), ou de Tony Gutierres (1º ministro) a Guterres da ACNUR… ou como PSL da Figueira para Lisboa, ou os presidentes da “junta” das câmaras de Oeiras ou do Porto para os governos (com as respectivas negociatas por “de” trás), de Compaio a antituberculina… e todos lhe tomam o gosto e mais dia menos dia lá teremos o Sr. Enginheiro Sokratov a fazer qualquer coisa na comissão (ou comixão) de qualquer coisa na Europa que ele ajudou a construir…
Isto é uma corja … de trepadores. Se a modalidade fosse olímpica… ainda ganhavamos medalhas.
Deixe um comentário