Esporão, Touriga Nacional

Há tipos que saem de casa para comprar tabaco e nunca mais voltam.

Eu saí de casa (eventualmente para não voltar) e fui beber copos. Pedi uma garrafa de meio litro de Esporão, monocasta Touriga Nacional, tinto 2003 (13,5%), para acompanhar o pato no forno, no restaurante Tia Rosa, na costa alentejana. Isto passou-se há um ano, but I still can be Nadir.

Hoje abri uma 7,5 de Esporão, Touriga Nacional, tinto 2004 (14,5%). É um vinho excepcional. Grande engenheiro químico que eles devem ter lá na adega! O enólogo limita-se a colocar o selo sobre a obra. A Touriga Nacional é mais comum nos vinhos do norte (conhecimento empírico, de bêbedo refinado) mas também surge aqui ou ali nalguns vinhos do Alentejo.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Esporão, Touriga Nacional”

  1. Avatar de carnide
    carnide

    Para desespero do arcaico e bacoco chauvinismo gaulês, Portugal é um dos poucos países do mundo que tem casta próprias, e ainda por cima superiores às que nos querem impingir…
    Por isso, em Bruxelas, está a ser cozinhada uma directiva que limita a produção de vinho a umas poucas castas … de origem francesa! (No é vero, ma é bien trovato)

  2. Avatar de alex

    Bem…
    Até me assustaste.
    Cheguei a pensar mudar de profissão e ir fazer vinho, para defender as nossas belas castas, muito melhores que as Merlot francesas, que parecem água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *