Hoje, a malta de gestão aeronáutica estava agitada.
-Nós, na manutenção da TAP, já os substituímos a todos há mais de uma ano…
Curioso, acerquei-me.
… mas na Air France ainda há muitos por substituir.
-Mas o quê? Perguntei.
-Os pitots!
-Os pitots?
-Sim, no A330 as resistências que impedem o gelo de se formar no pitot avariam com frequência, pois queimam se funcionam muito tempo. Se ficam gelados, deixam de ler a velocidade do ar, e num avião como o A330, onde os comandos dos pilotos são obrigatoriamente revistos e “optimizados” por computadores, deliberadamente incontornáveis pelos projectistas do aparelho, isso é catastrófico, pois vai tentar virar e manobrar em ângulos impossíveis para a velocidade real.
Lembrei-me do HAL 9000, no 2001 Odisseia no Espaço.
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Já percebo porque é que os pilotos da Air France se recusam a voar, e querem os pitots todos substituídos.
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