Os pitots

Hoje, a malta de gestão aeronáutica estava agitada.
-Nós, na manutenção da TAP, já os substituímos a todos há mais de uma ano…
Curioso, acerquei-me.
… mas na Air France ainda há muitos por substituir.
-Mas o quê? Perguntei.
-Os pitots!
-Os pitots?
-Sim, no A330 as resistências que impedem o gelo de se formar no pitot avariam com frequência, pois queimam se funcionam muito tempo. Se ficam gelados, deixam de ler a velocidade do ar, e num avião como o A330, onde os comandos dos pilotos são obrigatoriamente revistos e “optimizados” por computadores, deliberadamente incontornáveis pelos projectistas do aparelho, isso é catastrófico, pois vai tentar virar e manobrar em ângulos impossíveis para a velocidade real.

Lembrei-me do HAL 9000, no 2001 Odisseia no Espaço.
– – –
Já percebo porque é que os pilotos da Air France se recusam a voar, e querem os pitots todos substituídos.


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Comentários

2 comentários a “Os pitots”

  1. Avatar de LoçãTseDong
    LoçãTseDong

    Ele há cada crença…
    http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1386183&idCanal=11

    Não te trates não…
    Não vás à bruxa, não.

    Oh Sr. Presidente: Porque é que não vai passar uma férias ao Rio, num A330 da Air France com os pitos por substituir.

    Pois se o problema é conhecido e na TAP já os mudaram todos faz mais de um ano.

    Agora o imcomptente assassino que preside aos destinos da companhia, e que julgava estar a poupar umas massas não os substituindo, vem dizer que não acredita!

    Não acreditas tu noutra coisa. Não queres é ser acusado em tribunal, pelos familiares das vítimas.

    Até já tou a ver as notícias:
    Ex-presidente da Air France comete suicídio depois de condenado por incúria assassina.

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