Porque eu gosto dos árabes

Vou reproduzir aqui uma sequência de comentários sobre as guerras inter-civilizações que nasceu e foi crescendo durante as últimas horas neste Chornal. É que cheguei a uma conclusão importante e quero partilhá-la com os nossos leitores.
A propósito dos EUA obedecerem cegamente a Israel
Paulo Oliveira said

Estas tensoes nao ajudam nada o mundo.. A crise ta a fazer com k haja um aumento do investimento publico e parte dele vai para as forças armadas.. As pessoas n tem emprego e parte delas vao para as forças armadas… Os politicos sabem k uma das maneiras de fazer a industria crescer e com uma guerra.. Ora.. Com um exercito bem equipado.. Com um exercito numeroso.. Com a ideia na cabela k depois de uma guerra havera crescimento.. Um pais com gente atrasada no poder pode muito bem nao resistir a estas tensoes e a estes picanços k os paises fazem uns aos outros e começar uma guerra.. :S MAs enfim.. Mais uma xs os EUA conseguem nao surpreender o mundo..

alex said

Ó Paulo Oliveira, é claro que estas tensões não ajudam nada; e ninguém, muito menos eu, quer a guerra, ou mesmo a guerra fria.

A Europa é tão velha, tem tanta experiência, que consegue sempre os melhores acordos com os países mais difíceis. Todos os outros, excepto os EUA e Israel, têm uma história milenar e já passaram por provações lixadas, e não pretendem a guerra de novo.

Nós (europeus) damo-nos muito bem com os povos árabes, com os orientais e com os africanos. Todos nós sabemos, de uma História ancestral, que a guerra não é boa para ninguém.

Só os EUA e Israel, países recentíssimos, parecem ainda não ter percebido isso.

Paulo Oliveira said

Concordo completamente ctg alex.. A europa sempre teve mais capacidades de negociar e mediar com os outros paises, por muito dificil k foss.. Nao e como uns k mal corra mal uma negociaçao kkr começam logo a cortar abastecimentos de bens de primeira necessidade, ou expulsar diplomatas, e coisas assim.. Sempre foi mais experiente nestas materias, tal como outros paises sao mais experientes noutras.. Deve ter alguma coisa haver com o capitalismo ter nascido na europe e nos tivemos nessecidade de negociar com povos k nao conheciamos de lado nenhum, nao sei..

alex said

A minha opinião é que a experiência da Europa foi obtida em séculos de lutas e porrada com os árabes nossos vizinhos, cruzadas, invasões, etc. Tanto nós europeus, como eles árabes, sabemos que a guerra não leva a nada: umas vezes ganham uns, outras vezes ganham outros, mas com o passar dos milénios, tudo fica na mesma e o povo é que sofreu.

É por isso que nós e os árabes já praticamente não lutamos. Fomos levados para o Afeganistão e para o Iraque pelos parvalhões dos americanos – uns putos no que toca à experiência da História – mas só por nós não fazemos guerra: conversamos. E eu acho esta nossa relação com os árabes uma das coisas mais bonitas da história das civilizações.

Tivémos uma juventude atribulada com os árabes, mas agora somos ambos – europeus e árabes – civilizações maduras, diferentes, mas que se respeitam mutuamente. Pena é que os americanos ainda caguem nas fraldas.

Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “Porque eu gosto dos árabes”

  1. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    Somos tão bons a negociar, que: Chamberlain negociou com Hitler. Guerra! resolvida pelos américas. Mais recente? Croacia, Servia, Bosnia-Herzegovina, Kosovo. Montes de negociações. Como é que ‘acabou’? Os américas intervieram. Por vontade deles? Chamados? Não sei. Vocês creem verdadeiramente que quem declara um escritor à morte por pretensas ofensas à sua religião e que quem se passa com umas miseraveis caricaturas….é alguém com quem seja possivel negociar? Sem lhes darem uns quantos murros nos cornos primeiro? A democracia Israelita é uma merda. E qual é a outra democracia árabe, para além do Egipto?

  2. Avatar de alex

    A guerra do Hitler foi um percalço interno. Foi uma verdadeira merda.
    A guerra da Croácia e do Kosovo foi de todo o interesse dos EUA: vieram cá deitar fora o lixo bélico acumulado nos últimos 30 anos. Fomos a retrete norte-americana. É por isso que eu digo que a Europa tem que ganhar força para pôr esses putos (americanos) na ordem.

  3. Avatar de alex

    Dentro de casa é impossível negociar. Os irmãos matam-se uns aos outros, os cônjuges destroem-se mutuamente, and so on. É sempre necessário um mediador externo. Pessoas muito diferentes negoceiam muito mais facilmente do que pessoas iguais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *