Desde Julho passado, aquando das greves de transportes dos derivados do petróleo, o dito baixou 72%, i.e., passou de 144 para 40 dólares, ao passo que o preço do gasóleo para a minha viatura passou de 1.447 para 1.069€, ou seja, baixou 26%.
Que tipo de “imposto” é este? Será que esta diferença (e outras operações financeiras do género) são para suportar os 20 000 000 000 € que o governo fez surgir do “nada” para apoiar os coitados dos banqueiros ? Isto é “branqueamento” de capitais “lícito” (ou melhor, “escurecimento”, dado que se trata do “ouro negro”)
É que o preço da matéria prima está aos níveis de há 4 anos… mas o gasóleo estava a 0.85, ou seja ficam por lá 26% “dele”.
E mesmo esta operação de pseudo-charme com os derivados mais baratos aos fins de semana é para encher o olho: eles sabem que os grandes consumidores (empresas de transporte) não podem aproveitam porque estão parados e … é só até ao fim do ano…porque depois… vem aí a inflação.
A mesma que vai fazer aumentar o preço do pão no início do ano. Isto mesmo sabendo que agora o preço dos cereais está 15% mais baixo…
Deixe um comentário