A casa ecológica

Segue a lista de tópicos para a casa ecológica que estou a construir. O objectivo é ter um consumo baixo de recursos externos, produzir recursos internamente e produzir o mínimo de detritos para o exterior.

Água

Recolha da água da chuva numa cisterna ou depósito. Esta água pode ser utilizada nas sanitas, na rega e na máquina de lavar roupa.

Mini-etar compacta para tratar todas as águas residuais. As águas tratadas pela etar deverão ser armazenadas num depósito diferente do de águas pluviais e a água pode ser usada para rega. É uma forma simples de ter água abundante para rega sem custos financeiros ou ecológicos.

Aquecimento (de Inverno) / Arrefecimento (Verão)

O aquecimento de Inverno deve ser feito naturalmente, através da luz do sol. A casa deve ter muitas janelas com vidro duplo viradas para Leste, Sul e Oeste. No Verão, as janelas devem manter-se fechadas assim que a temperatura exterior começar a subir e só devem voltar a abrir-se de noite quando o ar exterior arrefecer.
A renovação do ar deve ser feita abrindo as janelas da casa durante 10 minutos no início da manhã.

Energia

Aquecimento de água com energia solar. Permite poupar no consumo diário de gás e/ou electricidade.
Geração de energia eléctrica com painéis fotovoltaicos e com geradores eólicos de eixo vertical. Os geradores de eixo vertical são mais silenciosos que os de eixo horizontal (podem atingir os 0dB), são inócuos para os pássaros – que não se aproximam, porque a mancha visível ocupa todo o espaço onde as pás se deslocam – e começam a produzir energia com velocidades muito mais baixas (1 m/s) que os de eixo horizontal (4 m/s).

Automóvel

Automóvel eléctrico. O Think tem 200 Km de autonomia e pode ser alimentado a partir de uma tomada da rede eléctrica de casa (de energia produzida localmente).

Resíduos sólidos

Compostor para reduzir a quantidade de resíduos a enviar para o aterro municipal e para melhorar a qualidade da terra do jardim de forma natural e sustentada, sem químicos.

Links gerais

Mais informação para breve


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *