Fim da Carteira

Depois do Freddie Mack e da Fanny Mae, o Lehman Brothers (83ª Empresa do mundo de acordo com a Forbes) reportava 4 biliões de dolares (sim! São esses zeros todos!) de prejuízo a semana passada e hoje aconteceu o que já se suspeitava: meteu o pedido de falência.

A Fanny Mae era, em 2007 e de acordo com a Forbes (que tem a mania de produzir listas de tudo e mais alguma coisa), a 27ª maior empresa do mundo. A Freddie Mack, mais modesta quedava-se pela 104ª posição. Por comparação, a primeira portuguesa de 2008, a EDP estava num 346º lugar. Qualquer das empresas americanas era maior que o estado português.

Desta vez o amigo George não deu nenhuma ajuda, deixando o mercado “funcionar”.

De qualquer forma e se pensarmos que o Citigroup e o Merry Lynch (comprado pelo Bank of America) também já tiveram o seu quinhão de “dificuldades”, é com espanto que ouvimos os nosso oligarcas, ministros e comentadores associados, dizerem algo do tipo “Nãão!! Não se passa nada! Isto é só lá fora! Os gajos é que praticaram erros de gestão!! Nós não temos nada a ver com esses tipos!!!”

Por cá o BCP foi o que se viu (e há-de-se ver?). Correm rumores mais ou menos abafados acerca do BPI. “Nãão… Não se passa nada…” A ver vamos.

Está na hora de o gestores (uma profissão em risco?) deixarem de ser cagões e recordarem rã da fábula. Não se pode inchar para sempre.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *