o fantasma da maratona

Nos tempos de Lopes a maratona era a última prova dos jogos olímpicos. De certa maneira, a maratona era a própria imagem dos jogos. Prova de maior esforço e da superação objectiva e visível de limites humanos, tinha assim o merecido destaque. Em Pequim não. Estava perdida lá pelo meio como se fosse uma prova de importância menor. Outra coisa não seria de esperar de um regime colectivista.

A maratona tem umas dúzias de corredores. E um sem número de fantasmas. O record de Lopes era um dos fantasmas. Lopes não estava lá. Mas o seu record olímpico estava presente para quem se lhe quisesse comparar. Pinto não estava lá. Já não corre há 8 anos. Mas é dono do record da europa. Está presente. Para além da multidão de corredores, existe por lá uma multidão de fantasmas. Para cada corredor existe pelo menos um fantasma que é o do seu melhor tempo. Esse é um fantasma filho da puta: quanto maior se é maior é esse fantasma.

De todos os fantasmas presentes na maratona, o fantasma maior é o de Gebrselassie. O Gebrselassie não correu. O Gebrselassie disse que não ia correr porque o ar de Pequim era muito poluído. Perigoso para a sua asma. Não culpou ninguém. Não armou em vítima. Só disse que não ia correr. E pronto. Mas quem é o Gebreselassie? O que é que ele tem de diferente dos outros?

Gebreselassie bateu 25 records do mundo. Ganhou títulos de tudo o que se pode imaginar. Os seus títulos mundiais, olímpicos e records abarcam tudo o que vai desde os 1500m até à maratona. É um dos poucos que repetiu a proeza de ganhar os 10 000m olímpicos. Até hoje apenas 3 homens correram a maratona abaixo de 2h:5m. Não é o caso do campeão olímpico. Mas é o caso de Gebrselassie, o fantasma desta maratona. Gebreselassie é o único que repetiu a proeza de fazer uma maratona na casa das 2h:04m. Em Julho do ano passado correu a maratona em 2h:04m:26s. Em Janeiro deste ano correu a maratona em 2h:4m:53s. Os dois melhores tempos mundiais da maratona. Até ver, o maior maratonista de sempre. O fantasma da maratona.

P.S.: Em Setembro, Gebrselassie na maratona de Londres.
wikipedia
marathonguide


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *