A 25 de Julho de 2006, em Forsmark, na Suécia, aconteceu um acidente nuclear.
O acidente foi grave. Muito grave.
the Swedish Environment Ministry described the event as a “serious” safety incident. Swedish nuclear expert Lars-Olov Högland, who served as chief of construction for Vattenfall until 1986, put it far more dramatically. “It was pure luck that there was not a meltdown,” he said. “It was the worst incident since Chernobyl and Harrisburg,” a reference to the 1979 meltdown at Three-Mile Island in Pennsylvania.
Claro que aqui em Portugal os media não disseram nada. Os portugueses não precisam de dúvidas. A panelinha já estava montada para o pró-nuclear. A propósito, o eixo pró-nuclear não nasceu com a subida dos combustíveis. Nem por causa dele. Nem em Portugal, nem nos outros sítios. Mas disso falaremos noutro dia.
O eixo pró-nuclear é grandioso. Banco de Portugal, Presidente da República e PSD já mostraram os dentes. Secundados pelo comentarista Marcelo, pela ordem dos engenhocas e por investigadores “independentes”. O nosso amigo engenheiro não perderá a oportunidade de nos dar mais um choque tecnológico. Certamente. Previsão do Chornal. O eixo pró-nuclear cuida dos seus interesses. Precisa de convencer de que o nuclear é seguro. Precisa de convencer de que os acidentes nucleares são coisa do antigamente. Não de 2006.
Deixe um comentário