O Fim do Pinheiro

Acabou o pinheiro em Portugal. Uns acusam os contentonres chineses, outros acusam o Governo de não ter atacado o problema assim que foi identificado. Mas os pinheiros vão desaparecer e com eles as fantásticas sombras de Verão na torreira do Sol, à beira mar; os piqueniques de família; a recolha de pinhas e pinhões; a recolha da seiva do pinheiro.

A indústria do pinheiro também sofre um revés, pois tem que tratar toda a madeira a altas temperaturas antes de a poder exportar para o resto da Europa, o que implica adquirir equipamento próprio.

É o fim do pinheiro.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas:

Comentários

6 comentários a “O Fim do Pinheiro”

  1. Avatar de agentesecreto
    agentesecreto

    FYI:
    O dito equipamento é fabricado na China.
    🙂

  2. Avatar de capitao murcelas
    capitao murcelas

    Pinhões? Pinhões é do pinheiro manso (Pinus pinea). A praga só ataca o pinheiro bravo (Pinus pinaster)que tem penisco…mas lá que é chato é!!!

  3. Avatar de Lockeed
    Lockeed

    O Pinheiro morreu, vivam os Carvalhos, os Vidoeiros e Castanheiros!
    E já agora uma doençazita nos Eucaliptos também…

  4. Avatar de alex

    Só afecta o bravo?
    Não fazia ideia. Tudo o que li sobre o nemátodo foi nos jornais online e tenho a ideia que ele entra na seiva do pinheiro. Não sou biólogo, mas entrar na seiva de um pinheiro bravo ou de um manso deve ser muito parecido.

    Só afecta o pinheiro bravo, ou só o bravo é que preocupa as autoridades e os produtores porque é o que tem valor comercial?

    Se só afecta o pinheiro bravo, salvam-se as sombras e os pinhões!

  5. Avatar de capitao murcelas
    capitao murcelas

    Felizmente ainda só é especifico ao bravo, mas poderá vir a deixar de ser especifico como no Japão onde dizimou todas as coníferas (quando acaba a carne come-se o osso)…. Valor comercial já é superior no manso, como se pode constatar pelo preço de pinhas com pinhões que neste momento deve ser dos maiores rendimentos que se pode ter a nível florestal, e ainda se tem a resinagem, já em decadência e o valor da própria madeira.

  6. Avatar de alex

    OK, Capitão. Fiquei informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *