Chaço III

A montagem da cabeça correu mal. Tive que retirar para perceber o que se tinha passado.

Quando comecei a tirar os parafusos do motor, percebi que estavam mal apertados. Estranho! Eu segui as indicações à risca, e a chave dinamométrica até era alemã, nem sequer era chinesa…

Bem, desta vez decidi mesmo tirar as válvulas e aplanar a cabeça do motor, para não falhar novamente.

Retirar os batentes das válvulas com um íman

Retirar as válvulas

Peça que eu fiz para retirar as válvulas

Ontem estive até às 4h da manhã a descarbonizar as válvulas.

Hoje passei a manhã a poli-las e a tarde a rodar válvulas. É um processo que eu não conhecia, mas que consiste em rodar as válvulas com uma ventosa, na sua posição usual na cabeça do motor, utilizando um produto abrasivo – silicone com areia -, primeiro um de desgaste e depois um de acabamento, para alisar o bordo das válvulas e a sede na cabeça, de forma a obter uma vedação perfeita.

Depois disto, levei a cabeça ao Elefante Azul para lavá-la à pressão e remover a totalidade do produto abrasivo.

Amanhã lixo a face e depois é só montar.


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