Conforme as nossas previsões apontaram, dias antes de os media nacionais lhes darem a devida importância, a questão dos camionistas revelou-se um caso sério. Agora que acabou (?) é tempo de fazer um rescaldo e ver o que se aprendeu. Habituado que estava às greves tipo CGTP, paralizações anuais ritualizadas de 2 dias, o país deu-se mal com o estilo camionista: “greve por tempo indeterminado”, no mínimo de uma semana, com o país agarrado pelos colhões a partir do segundo dia. Aqui vai o resumo da história para a posteridade.
Intervenientes
Um governo que diz que negoceia mas não tem poder porque este pertence à UE. Uma ANTRAM que diz que negoceia mas não tem poder porque este está na rua com os camionistas que lhe viraram as costas. Uma comissão de camionistas que parece deter o poder de facto e que diz à meia-noite que vai dar 4 dias ao governo. Os camionistas de facto que cagaram para essa comissão e foram para a rua na mesma noite.
Factos
As bombas de gasolina de Lisboa fechadas em 24 horas. Algarve sem combustível em 24 horas. Aeroporto sem combustível em 2 dias. Produtos em falta nas grandes superfícies em 2 dias. Transportes públicos de Coimbra sem combustível em 3 dias. Seguir-se-ia certamente transportes públicos de Lisboa sem combustível em 4 dias, ou seja, o fim da macacada.
Resultados
O governo cedeu em todas as frentes menos uma, por agora e até ver. O contribuinte vai pagar tudo. Pormenor sórdido: uma empresa privada, a Brisa, diz que vai contribuir gratuita e voluntariamente para reduzir os custos dos camionistas, à sua custa, o que mostra que ainda há gente com bom coração (eh!eh!). O ministro acha que somos todos analfabetos e diz que a solução encontrada não vai ter influência no orçamento, ou seja, procura convencer-nos de que a solução não tem custos para o contribuinte.
Cenas dos próximos capítulos
Ontem mesmo, a pesca de longa distância perdeu 500 empregos; rapidamente a frota desiste de uma actividade, a sua, que se revela impossível com os actuais custos de combustível; morre sem estrebuchar, ao contrário dos camionistas. Hoje mesmo a Galp aumenta novamente os combustíveis, demonstrando que caga camionistas e paz social. Os reboques de viaturas não estão a trabalhar. O homem da Gazprom diz que o petróleo pode ir para os 250 dólares em 2009, o que promete um futuro animado nas nossas ruas.
Deixe um comentário