Pela segunda vez na vida


Pela segunda vez na vida, fui às garrafeiras todas da zona comprar o stock de garrafas de um vinho. E adivinhem de que zona era esse vinho… Dão.

Nem Alentejo, nem Douro, mas Dão. Da primeira vez foi o Caves Velhas 1999. Comecei por prová-lo por sugestão do al. De início achei-o muito enxofrado e pouco ácido, mas depois comecei a tomar-lhe o gosto e comecei a apreciar vinhos com pouco álcool (este tinha apenas 12%). Entretanto o vinho começou a rarear, o preço começou a subir, e fui comprar as garrafas todas que havia nas redondezas.

Desta vez foi o Outeiro, Dão tinto 2007, 13% de álcool, Alfrocheiro, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Um néctar do amigo Álvaro de Castro, um grande amigo deste Chornal. Um sabor redondo, um doce suave e contínuo, um Dão típico, sem espinhas. O preço está convidativo e o sabor cada vez melhor. Trouxe as garrafas todas. Espero que ainda haja no distribuidor.

Vila dos Gamas, Alentejo tinto 2012, 14% de álcool, Alfrocheiro, Aragonez, Castelão e Trincadeira. Um vinho com muito álccol para o meu gosto. Só o comprei por causa do Alfrocheiro e porque já tinha bebido um Vila dos Gamas monocasta (Alfrocheiro) excecional. Mas este, apesar de razoável e de ter um sabor equilibrado, não foi do meu agrado.

Monte Bravo, Douro tinto 2007, 13,5% de álcool. Áspero, doce e ligeiramente encorpado e amadeirado. Continua bom. Um vinho de confiança.

Fialhoza, Douro tinto 2011 Reserva, 13,5% de álcool, Tinta Roriz (40%), Touriga Franca (30%) e Touriga Nacional (30%). Continua um pouco acre, mas a mistura de sabores parece ter melhorado desde o ano passado. Desta vez pareceu-me mais doce e a acidez também estava qb, talvez mesmo de fruta tropical. Tenho que voltar a provar.

Cepa Alentejana, Alentejo tinto 2010, 13,5% de álcool, Castelão, Trincadeira e Alicante Bouschet. Com uma acidez pouco comum nos vinhos do Alentejo, um vinho capaz de rivalizar com os durienses que cada vez mais se afastam dos seus sabores originais. Gostei.


Um comentário a “Pela segunda vez na vida”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *