A Marciana tece, numa crónica recente do seu blog, considerações sobre o blóguio mais antigo de Portugal, que eu vou comentar aqui, porque lá pode parecer um pouco descabido.
Começa por enfatizar a questão do mérito: diz que o reconhecimento deveria ser dado (não ao primeiro blóguio) mas a alguém com mérito. Sinto-me triste, Marciana. Não tenho mérito?! É porque o meu blóguio está cheio de mentiras? Porque está cheio de caralhadas? Porque é absolutamente machista e xenófobo? Por ter sido o primeiro?
Depois aventa a hipótese de eu simplesmente ter feito o mesmo que outros já faziam pelo mundo e, por acaso, calhou eu ter sido o primeiro a fazê-lo em Portugal. Bem… eu nunca precisei dos outros para fazer o que quer que fosse. Nem sequer preciso dos outros para reconhecerm o que eu faço. Vivo muito bem sem os outros. E isto não é conversa da boca para fora. Eu sou mesmo um solitário anti-social. Além disso, segundo as pesquisas que fiz na net@, há uns meses, havia apenas cerca de 30 coisas semelhantes na net@ quando o Criador deu origem a este blóguio. A acrescer a isso, o acesso à net@, nessa altura, era feito através de chamadas telefónicas – não se podia ficar muito tempo ligado, que era caro -, não havia google para procurar fosse o que fosse e o termo blog ainda não tinha sido inventado.
Do ponto de vista histórico, nós criámos o conceito de blog. Explicando melhor, o conceito de blog foi alvo de invenções paralelas. Eu sei que pode parecer complicado, mas vou dar um exemplo com a Biologia. Os olhos, por exemplo, foram inventados 7 vezes. O aparecimento dos olhos ocorreu, inicialmente, em 7 espécies diferentes – sem antepassado comum – e evoluiu a partir daí para todas as espécias conhecidas que possuem olhos. O mesmo aconteceu com os blogs ou com os MMORPGs(1).
Quando criámos este Chornal não sabíamos da existência de qualquer outro, por isso, podemos ser considerados como inventores do conceito. Da mesma forma que uma família de espécies com olhos tem o direito de dizer que inventou os olhos e tem o direito de os usar. Não vamos tirar os olhos aos mamíferos só porque apareceram primeiro nos crustáceos.
E há ainda uma outra questão. Não fui eu que decidi criar a lista dos blogs mais antigos de Portugal, foi outro gajo qualquer. E quando se faz uma lista como essa, ou se faz um trabalho idóneo, ou mais vale não fazer.
Ficam umas fotos minhas na estratosfera, Marciana.
(1) Quando criei a primeira versão de testes do meu jogo massivo online, não fazia ideia nenhuma se existiam jogos do mesmo tipo. Nunca tinha ouvido falar de nenhum MMORPG nem sei se existia algum na altura. Provavelmente até fui o criador do primeiro jogo massivo online. Mas mesmo que não tenha sido, criei-o em paralelo com outros autores: a invenção foi paralela, não teve origem noutra semelhante.
É claro que as minhas invenções não se ficam por aqui, e algumas até tiveram muito mais sucesso comercial do que estas. É a minha natureza. Não posso, nem quero, fugir dela.
Deixe um comentário