Bolonha

Já várias vezes temos falado sobre a adequação de 3 anos lectivos
ao
ensino da engenharia.
Ora aqui vai o que se passa em Cambridge:
http://www.cam.ac.uk/admissions/undergraduate/courses/engineering/index.html

Não parece que eles se tenham rendido, pois não?
– – –
Quanto mais rápida for a formação, mais rapidamente os formandos entram no mercado de trabalho e começam a ser produtivos.

Quanto mais eles aprenderem, melhores serão a trabalhar, pelo que são mais produtivos.

De qualquer forma, reformam-se aos N anos.

Mas aprender demora tempo. Para serem mais produtivos deviam saber mais. Mas isso vai encurtar a vida util produtiva.

Como optimizar?
– – –
Otimizar? Optimizar?
O quê? A produtividade?, a vida útil e produtiva?

Queremos ser um país, completo e autónomo ( o que dá trabalho), ou uma regiãozinha, uma quinta periférica de um potentado bárbaro e indiferente, gerida por tecnocratas gulosos e vendidos (o que acontecerá se nos deixarmos conduzir como um rebanho de zombies, estupidificados pela TV….)?

Que será dos nossos filhos?


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Bolonha”

  1. Avatar de alex

    Optimizar:
    – Começam a trabalhar aos 16 anos
    – Continuam a estudar até aos 30.

  2. Avatar de careca
    careca

    Licenciaturas em seis meses é que era bom!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *