Ultrapassámos a Grécia. Hoje mesmo. A dívida da grécia foi reduzida para metade. A dívida do estado grego era de 220 mil milhões de euros. Passa agora a ser de 110 mil milhões de euros. A dívida do estado português é de 170 mil milhões de euros. A nossa dívida é maior. Estamos à frente.
Quanto ao peso da dívida do estado face ao PIB, é ainda melhor. Os gregos têm um PIB superior ao nosso. O PIB da Grécia são 300 mil milhões de dólares. O PIB de Portugal são 200 mil milhões de dólares. Mesmo que a nossa dívida fosse igual à da Grécia, o peso da nossa dívida face ao PIB continuaria a ser superior. O peso da dívida do estado português face ao PIB ultrapassou largamente o da Grécia. Estamos à frente, destacados!
Quanto ao total da dívida, estado mais privados, a situação é ainda melhor. Na Grécia, a maior dívida sempre foi a do estado. Em Portugal, pelo contrário, a maior dívida sempre foi a de empresas e particulares. Nisso, há muito que já estávamos à frente.
Não somos a Grécia, dizia o anterior ministro das finanças. Pois é, não somos. Na Grécia, as manifestações, o caos social, e o receio da sua propagação a outros países obrigaram a UE a fazer qualquer coisa. Em Portugal não, em Portugal só há manifestantes pacíficos e greves civilizadinhas. O resultado está à vista. Somos os primeiros, finalmente. Ontem, o Passos Coelho congratulou-se com os resultados da cimeira europeia. De certa maneira, compreende-se. Estávamos fartos de ser os segundos.
P.S.: Chornal sempre à frente. Fomos os primeiros a dizer publicamente que Portugal lutava pelo primeiro lugar. Há muito tempo [1][2]. Agora, somos os primeiros a dar a notícia de que Portugal ultrapassou a Grécia. Os merdia nada dizem. Notícias a sério, só aqui. Chornal sempre à frente.
Deixe um comentário