Portugal em 6º lugar é honroso. Grécia, Venezuela, Argentina, Paquistão, Ucrânia, Portugal, Iraque, Dubai, Islândia, Letónia. A explicação é fácil.
Argentina, já teve um default. Venezuela, as agências de rating não gostam do Chaves e duvidam da sua vontade de pagar dívidas ao imperialismo. Paquistão, é demasiado grande para poder ser ajudado e tem armas nucleares que impedem a cobrança da dívida. Ucrânia, um bando de irresponsáveis que andam a fazer estádios de futebol ao mesmo tempo que dizem não ter dinheiro para pagar o gás dos russos para não morrerem de frio. Grécia, um bando de irresponsáveis igual ao anterior. Portugal, um bando de irresponsáveis igual ao anterior.
Para comemorar, no próprio dia em que nos baixavam o rating, o Teixeira dos Santos foi a Angola inaugurar uma linha de crédito. De 500 milhões de euros para o estado angolano. Para o estado angolano poder pagar às “nossas” construtoras. O Teixeira não tem como pedir dinheiro emprestado. Mas tem para emprestar às bateladas.
Os mercados financeiros percebem a mensagem. Entre os bancos, as construtoras e as contas do estado toda a gente já percebeu qual é a escolha do ministro das finanças. Os portugueses estão a cagar para os mercados da tal dívida soberana.
P.S.: E é isto que nos distingue. Sim, não somos a grécia. Os gregos fazem agora por se submeter aos ditames de quem manda. Arriscamo-nos a ultrapassar a grécia. Por mais improvável que pareça o inter pode eliminar o barcelona do messi. O teixeira dos santos é o mourinho dos ministros das finanças. A taça ainda pode ser nossa.
Deixe um comentário