A petição em defesa do Serviço Nacional de Saúde e pelo fim das taxas moderadoras continua a recolher assinaturas. A saída de Correia de Campos foi uma boa notícia para o SNS mas são as políticas que têm de mudar, e não apenas a cara dos responsáveis.
Esta petição tem como primeiros signatários o fundador do SNS António Arnaut, os deputados Manuel Alegre e João Semedo, o bastonário da Ordem dos Médicos Pedro Nunes e o ex-bastonário dos farmacêuticos e antigo presidente do Infarmed, José Aranda da Silva. A petição quer obrigar o parlamento a tomar as “decisões políticas necessárias ao
reforço da responsabilidade do Estado no financiamento, na gestão e na prestação de cuidados de saúde, através do SNS geral, universal e gratuito”. Mais de cinco mil pessoas já assinaram esta petição na internet.
30 anos depois da criação do Serviço Nacional de Saúde, ele cobre hoje menos população do que em 1979, graças à entrega aos privados de uma importante quota de mercado. A saúde é um negócio apetecível e o SNS é a única garantia de que os portugueses, independentemente dos seus rendimentos, terão o mesmo acesso a cuidados de saúde de qualidade.
Pela sua saúde…
Página da campanha: http://www.saudeparatodos.net
Página da petição na internet: http://www.petitiononline.com/sns2008/
Deixe um comentário