Já várias vezes temos falado sobre a adequação de 3 anos lectivos
ao
ensino da engenharia.
Ora aqui vai o que se passa em Cambridge:
http://www.cam.ac.uk/admissions/undergraduate/courses/engineering/index.html
Não parece que eles se tenham rendido, pois não?
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Quanto mais rápida for a formação, mais rapidamente os formandos entram no mercado de trabalho e começam a ser produtivos.
Quanto mais eles aprenderem, melhores serão a trabalhar, pelo que são mais produtivos.
De qualquer forma, reformam-se aos N anos.
Mas aprender demora tempo. Para serem mais produtivos deviam saber mais. Mas isso vai encurtar a vida util produtiva.
Como optimizar?
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Otimizar? Optimizar?
O quê? A produtividade?, a vida útil e produtiva?
Queremos ser um país, completo e autónomo ( o que dá trabalho), ou uma regiãozinha, uma quinta periférica de um potentado bárbaro e indiferente, gerida por tecnocratas gulosos e vendidos (o que acontecerá se nos deixarmos conduzir como um rebanho de zombies, estupidificados pela TV….)?
Que será dos nossos filhos?
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