Europa

Sempre fui um fã da Europa. Não me lembro que idade tinha – talvez 12 anos – quando vi pela primeira vez um autocolante, na traseira de um carro, com a sigla EU (Europa Unida) e uma série de bandeiras europeias em volta. Fiquei fascinado com a ideia da Europa ser algo mais do que um conjunto de países soberanos.

Ontem foi assinado o Tratado Europeu que vai levar ao surgimento de uma Europa mais forte, concretizando, simultaneamente, esse meu sonho de infância e um desejo federativo que tem vindo a ganhar força, em mim, com o passar dos anos.

E o Tratado começou a produzir efeitos benéficos para os que o assinaram, poucas horas depois do acordo ter sido obtido. Putin já reagiu negativamente a esta reorganização de forças e congregação de influências, o que significa que estamos no caminho certo. A Europa era antes um grupo de pequenos países, mas é agora uma grande potência capaz de discutir a liderança do mundo com os EUA, a Rússia e a China.

Eu sou apenas partidário de mim e daquilo que penso. E penso apenas com a minha cabeça. Agradeço que não coloquem comentários dos comités centrais de que origem seja.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Europa”

  1. Avatar de carnide
    carnide

    Eu não estou assim tão entusiamado.

    a) Existe uma enorme pressão para existirem europeus de primeira e europeus de segunda.

    b) Discutir a liderança, seja com quem for, implica confrontar.

    c) Os problemas actuais (aquecimento global, recursos, …) são potencialmente catastróficos, e nada vejo a ser feito que me traquilize.

    d) Quanto a determinar o futuro, tenho mais confiança nas realidades do planeta do que nas boas intenções dos políticos. E as realidades do planeta são as que se sabem…. 🙁

    e) Que fazer quando, por volta de 2030-2060, em 10 anos a população do planeta tiver de baixar para 3 biliões? Quem decide quem fica? Esta é a razão profunda porque a Europa se uniu. Isolados não tínhamos hipóteses. Unidos talvez. Não tenhamos ilusões. O Putin e os outros também não têm.

    f) Era preferível não termos tido de nos unir. Era preferível não haver aquecimento global. Era preferível o mundo ser um local melhor.

    Enfim…

  2. Avatar de transmutante
    transmutante

    Pois. Pois.
    Já vi que és pela foderação.
    🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *