Os nomes dos partidos são um sintoma da degradação da vida democrática. A Turquia, a Rússia e a Itália são governadas respectivamente pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento, pelo partido Rússia Unida e pelo Povo da Liberdade. E não acaba aí. Esses países ainda têm, entre outros, respectivamente, o Partido da Felicidade (2%), o partido Só Rússia (15%) e a Itália dos Valores (2%). E há mais. Nomes destes são sempre sintoma de que alguma coisa corre mal. Pode dizer-se que são causa ou consequência de uma democracia fragilizada.
Existem diversos tipos de nomes que representam democracias fragilizadas. São os nomes que fazem apelo ao nacionalismo, novidade, renovação ou uma qualquer esperança (MEP). São os que fazem apelo a técnicas/soluções específicas (MMS), normalmente partidos de patetas para quem a realidade tem demasiada informação. São os que fazem apelo a problemáticas específicas (o antigo Partido dos Reformados). Estes últimos são partidos não desenhados para a governação. São partidos que colocam a governação em segundo lugar face a um problema de um grupo específico de pessoas, correspondem a uma degradação grave da vida democrática.
Neste momento, circula na net um abaixo-assinado pelo Partido dos Animais. É este o estado a que chegámos. Não estamos perante um bando de palermas inconsequentes. Estamos perante uma vontade de ridicularizar o sistema democrático. É o imperialismo que fomenta estas ridicularias para poder declarar a democracia como obsoleta. O imperialismo e os seus agentes fazem tudo para descredibilizar a democracia. Depois, como outrora, virão os salazares dizer que o povo não passa de um bando de mentecaptos incapazes de decidir o seu destino. É o imperialismo a colher os frutos que semeia. O imperialismo serve-se de tudo.
bando de atrasados mentais agentes do imperialismo
Deixe um comentário