Espanha cria a adopção de embriões


Uma clínica de Barcelona anunciou ontem que vai disponibilizar, para adopção, 1700 embriões humanos congelados, criando, na prática, a primeira unidade do mundo de adopção por esta via.

A 1 de Novembro, o Instituto Marqués de Barcelona dará início ao implante de embriões nas mães receptoras, depois de ter decidido que seria este o destino para os embriões deixados a seu cargo pelos pais biológicos. Com a nova lei da reprodução assistida, estes embriões, além de poderem ser implantados nas mães biológicas ou, quando estas já não necessitem deles, noutras mulheres, podem também ser cedidos para investigação ou destruídos.

A opção desta clínica, ao lançar o programa de adopção, é «dar-lhes uma oportunidade de nascerem e viverem dentro de uma família», referiu uma das responsáveis do Instituto Marqués. Calcula-se que existam em Espanha 80 mil embriões congelados, que sobraram de casais que se submeteram a técnicas de reprodução assistida, ou in vitro, e cujo destino, passados cinco anos, passa a ficar à disposição da unidade de reprodução onde «nasceram».

Esta clínica de Barcelona consultou os pais biológicos dos embriões que disponibiliza neste programa. Seis por cento destes querem destiná-los à investigação e 2,6 por cento optam pela destruição. Os restantes não decidiram, «acabando por pedir que sejam os próprios ginecologistas a pensar o que fazer com eles», explicou a responsável do instituto. Podem aceder a este programa de adopção mulheres maiores de idade com «plena saúde mental e física e que estejam em idade biológica para ter filhos». O processo fica em 2550 euros.

Fonte: Diário de Notícias

,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *