Comemorou-se ontem o regresso dos astronautas da Apollo 11. Mas os americanos foram mesmo à lua? Ou filmaram aquilo na terra? O mais provável é que os americanos tenham estado na lua. Com uma sonda. Mas sem astronautas. Emitiram imagens a partir da lua. As imagens que vimos foram filmadas na terra. Têm demasiadas inconsistências para poderem ter sido filmadas na lua.
Pouca gente sabia da marosca e portanto não havia muita gente para verificar inconsistências. Informaram-se com peritos mas não lhes revelaram o que estavam a fazer. Os que fizeram as filmagens eram amadores. Sabiam que não se podia mostrar o céu. Porque isso mostrava a qualquer astrónomo que não estavam na terra. Filmaram em exterior. Queriam que a bandeira não mexesse. Mas havia vento. Fizeram um monte de areia para abrigar a bandeira do vento. E para fazer convergir sombras que de outra forma seriam divergentes. É esse monte que faz convergir as sombras. Trabalho possível se os astronautas estiverem parados. Mas dificultado pelas suas deslocações. O monte de areia não é visível nas principais fotos do local da bandeira. Porque não estava lá. A paisagem mudou. Cinema.
O tempo corria contra os americanos. No mesmo dia uma sonda russa aterrou na lua. Umas horas antes. Os russos só costumavam dar a conhecer os seus sucessos depois de ocorrerem. Os americanos receavam que os russos dissessem que tinham posto um homem na lua. Se calhar puseram, morto. E os americanos puseram. À maneira deles. Uns gajos quaisquer argumentam que os americanos estiveram mesmo na lua. Mas não na Apollo 11. Depois.
P.S.: Nixon era um aldrabão inveterado. Com uma concepção especial de verdade e de legalidade. A ponto de ser expulso do cargo. Interessava-lhe impressionar o mundo. Indicar aos chineses que era o lado vencedor da guerra fria. Três anos depois consumar-se-ia publicamente a aliança sino-americana. Pelas mãos de Nixon. A abertura à China. Uma das origens do descalabro que assolaria os EUA 40 anos depois. Nixon, um presidente esquecido, uma influência duradoura.
Deixe um comentário