viagem à lua: certezas

A NASA diz não ter usado iluminação artificial, pelo que só existiam duas fontes de luz possíveis: o sol e a terra. Na presença de ambos cada objecto teria duas sombras. Na presença de apenas um deles, cada objecto tem apenas uma sombra, tal como se vê na foto. Até aí, tudo bem. Supõe-se portanto que existe apenas uma fonte luminosa e que está colocada no infinito. As sombras provocadas em dois objectos por uma fonte de luz no infinito são paralelas. As sombras provocadas em dois objectos por uma fonte de luz a uma distância finita são divergentes. As sombras provocadas em dois objectos por uma mesma fonte de luz nunca são convergentes.

Problema: As sombras que nos mostram numa das imagens da lua são convergentes! Solução: As sombras só podem surgir como convergentes se uma delas se estiver a projectar sobre uma inclinação ascendente. Solução: Então existe uma inclinação junto ao astronauta que está mais distante da luz. Coincidentemente, essa é também a única forma de o astronauta mais distante da fonte de luz ter uma sombra mais pequena do que o que está mais próximo. É até possível calcular o valor da inclinação pela relação entre o comprimento das sombras. Novo problema: Essa inclinação não surge nas fotos. O terreno na vizinhança da bandeira é razoavelmente plano.

DIY: Vá para uma sala escura. Pegue em dois pacotes de leite (os astronautas) e coloque-os a um palmo um do outro. Pegue numa fonte de luz e aponte para os pacotes. Verá que as sombras nunca são convergentes. Agora coloque um plano inclinado junto a um dos pacotes. Agora sim, com um bocado de jeito e algumas tentativas conseguirá ter uma sombra convergente. Mas provavelmente está com um plano inclinado de 40 ou mais graus ao pé do pacote de leite. Essa é também a única forma de o pacote que está mais longe da luz ter uma sombra mais pequena do que o que está mais próximo. Cadê uma inclinação dessas ao pé da bandeira? Não há. As fotos da lua são uma aldrabice.

P.S.: As fotos originais da missão Apollo 11 na lua desapareceram. Todas as fotos da missão Apollo 11. Tudo desapareceu. Nós sabemos o que isso significa. Já estamos habituados a coisas que desaparecem.

sombrasconvergentes1

historynasa2

historynasa1


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “viagem à lua: certezas”

  1. Avatar de alex

    eh eh eh

    Onde é que foste arranjar essa foto com sombras para lados opostos.
    Isso é impossível de fazer mesmo em estúdio!

    eh eh eh

    Artistas do foto-chop!

  2. Avatar de transmutante
    transmutante

    Essa é daqui:
    http://history.nasa.gov/alsj/a11/AS11-40-5874HR.jpg

    Directly form the source…
    🙂

  3. Avatar de transmutante
    transmutante

    Com o orçamento dos gajos até um porco cantava ópera.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *