zond 5

Faz hoje quarenta anos que os homens pisaram a lua pela primeira vez. Deixaram lá uma bandeira americana. Desfraldada ao vento, segundo alguns.

Os russos já tinham estado na lua e tinham regressado com sucesso. O nome da missão? Zond 5. O equipamento russo foi à lua e pousou (luna 2). Esteve em órbita lunar e regressou para a terra (zond 5). Provavelmente, na época, um feito tecnológico superior ao de uma viagem humana à lua. Uma prova da superioridade científica da união soviética. A viagem dos americanos à lua foi um fenómeno comunicacional. Uma peça de propaganda excepcional. Suficiente para fazer evaporar zond 5 da memória colectiva.

Na altura ainda éramos pequenos. Demasiado pequenos para perceber que os lançamentos de foguetões eram lançamentos de mísseis. Que os contratos da NASA eram subsídos milionários. Que a ciência pela ciência tinha um peso muito mais pequeno no mundo do que imaginávamos.

Nada nos levaria a suspeitar na Apollo 11 que as viagens à lua com homens teriam em breve um interregno de mais de 40 anos. Que o número de pessoas que não acreditavam na alunagem seria maior quarenta anos depois. Que nós próprios passaríamos a duvidar de todas as histórias que os governos e os media nos contam. Que o regresso à lua seria feito por um chinês. Que se voltaria lá pelo Helium-3. Que passariam décadas sem se encontrar uma outra voz como a de Sinatra.

P.S.: Se fosse hoje diríamos que as viagens à lua nunca aconteceram. Que o que se viu na TV era uma aldrabice. Que os biliões da corrida espacial foram de facto gastos na guerra do Vietname ou se deslocaram clandestinamente para os bolsos de uns privilegiados. No fundo, mais coisa menos coisa, o que diziam os nossos avós. É tudo um engano, diziam eles.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

6 comentários a “zond 5”

  1. Avatar de Deolindo Almerindo
    Deolindo Almerindo

    Um senhor que eu conheço disse-me que isso de os senhores terem ido à Lua é mintira.

    E que foi tudo filmado lá nuns estudios de Holiwood e que depois foi passado como se fosse real

  2. Avatar de Camarada Veiga
    Camarada Veiga

    Apesar de serem uns imperialistas revisionistas, os “camaradas” sovieticos sempre estiveram à frente do imperialistas burgueses na corrida ao espaço.

  3. Avatar de al
    al

    a bandeira dos EUA que “flutuou” na Lua foi feita por mãos de uma luso-americana… se fosse hoje era Made in China

  4. Avatar de alex

    Flutuou ao vento… lunar.

  5. Avatar de alex

    E já agora, esse Space Cowboys é mais um Space CowOldies.

    A história é simples: a brigada do reumático vai ao espaço e deixam lá o Tommy Lee Jones a cavalgar um meteorito.

    É fixe. Já vi isso 3 vezes.

  6. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    http://en.wikipedia.org/wiki/Luna_16

    O que foi e voltou, foi o Luna-16. Após as alunagems da Apollo11 e da Apollo12.

    O Zond, limitou-se a ‘voar’ à volta da lua….
    ———————————————-
    E podes dizer que foi um ‘fenómeno comunicacional’, mas repara que apenas os américas enviaram e receberam de volta seres humanos. Os russos (soviéticos, naquela altura), apenas enviaram e receberam de volta, sondas não tripuladas….
    ———————————————-
    Em relação à corrida espacial, os soviéticos venceram todas as batalhas; 1º satélite; 1ºhomem no espaço; 1ªmulher no espaço; 1ªs fotos da superficie ‘escondida’ da lua(*); mas para azar deles, perderam a guerra
    ———————————————-
    *) É engraçado, à luz da queda do comunismo e do mundo actual, ver os nomes das crateras do lado escuro da lua…..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *