Qualquer um pode chegar aos lugares de guardião da democracia. Qualquer um pode chegar ao governo. Qualquer um pode chegar a presidente. Basta ter votos para isso. Nem é preciso acreditar na democracia. Não é preciso ser exemplo de uma vivência democrática. E não é preciso certamente ter feito o que quer que seja para que essa democracia acontecesse.
Somos pouco exigentes quanto ao carácter dos governantes. Toleramos que alguém que tinha 45 anos de idade à data do 25 de Abril e nada tenha feito em prol da democracia chegue a presidente. Chegue a guardião da democracia. Estamos bem guardados, pois então. Os governantes gostam de falar de ousadia e coragem. Ousadia e coragem normalmente na tomada de medidas (anti-)sociais. Só não se lhes conhece ousadia e coragem na luta pela democracia.
Ousadia e coragem era tentar mudar o regime antes do 25 de Abril. Ousadia era desviar aviões antes do 25 de Abril para fazer propaganda contra o regime. Ousadia era assaltar bancos para financiar a oposição. Coragem e responsabilidade era ter tomates para não falar à pide quando se era apanhado. [1][2][3][4][5][6]
P.S.: Foi-se embora o último preso político a ser libertado no 25 de Abril. Vai ser lembrado por alguns, pelo menos de silves à vila do bispo.
Deixe um comentário