Esta é a terceira vez que a notícia vem a público. Os chineses não querem mais o dólar como moeda de referência no comércio internacional. Estas declarações vêm cerca de 15 dias depois de declarações semelhantes dos russos, também eles detentores de grande volume de dólares. Os chineses não querem continuar a coleccionar dólares. Não querem trabalhar a troco de dólares que os americanos imprimem à sua vontade.
Como já foi aqui dito, os chineses são uns gajos discretos. Não são papagaios. Para eles, já disseram vezes suficientes o que tinham a dizer.
Ninguém o diz, mas o chornal informa em primeira mão: os chineses podem ter já começado o movimento de abandono do dólar e de diversificação por outras moedas. O dólar está a cair. Não só em relação ao euro. Está a cair em relação à moeda brasileira. Está a cair até em relação à moeda sul-africana. É exactamente o que aconteceria se os chineses resolvessem unilateralmente abandonar o dólar.
P.S.: Aqui vai um mapa fantástico. É um mapa que representa o PIB dos diversos estados americanos. Representa-o substituindo os estados por nomes de países com PIB equivalente. Um belo mapa.
Deixe um comentário