A Polémica Coca-Cola Reconhece Que Vende Água da Torneira no Reino Unido


Jornal PÚBLICO – Quarta-feira, 03 de Março de 2004

Poucos são aqueles que conhecem a receita da Coca-Cola, segredo religiosamente guardado desde 1886, ano em que a bebida mais vendida do mundo foi criada. Contudo, o mesmo não se passa com a Dasani, marca criada pela multinacional americana para a venda de água engarrafada e cuja origem não podia ser mais transparente: a água da torneira… Foi ontem que a Coca Cola, pela porta-voz Judith Snyder, admitiu que a água lançada em 1999 nos Estados Unidos é recolhida da rede pública. No mesmo comunicado, a companhia vincou no entanto que esta água é depois purificada e engarrafada em fábricas especializadas. Segundo a Coca-Cola, a água passa por um processo de purificação especial baseado em três filtros, com o fim de eliminar impurezas e dar melhor sabor, sendo que, por tudo isto, referiu Judith Sniyder, a água que acaba nas garrafas “não se assemelha em nada a água da torneira”. Entretanto, a Thames Water, companhia britânica de distribuição de água, já reagiu ao comunicado da Coca-Cola, referindo que “a água da rede pública passa por todos os testes de qualidade”, não necessitando de “tratamentos adicionais.” Por sua vez, a Coca-Cola, cujo investimento no lançamento da Dasani no Reino Unido ascende aos 10,5 milhões de euros, tentou colocar um ponto final na questão, referindo que nunca disse “que a água da torneira não era potável”, mas somente que “a Dasani tinha um grau de pureza máximo”, que proporciona uma melhor qualidade. Independentemente da pureza da Dasani, a Coca-Cola parece estar a encontrar alguns problemas no lançamento, na Europa, de um produto que é a segunda marca de água engarrafada mais vendida nos Estados Unidos.

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