Beber ajuda na promoção

Os empregados habituados a beber com os colegas depois do trabalho têm mais hipóteses de ser promovidos e mais bem pagos, indica um estudo realizado por uma universidade escocesa e hoje citado pela imprensa britânica.

Ainda segundo a equipa de economistas da Universidade de Sterling, autora do estudo, os assalariados que bebem álcool com moderação ganham em média 17 por cento mais que os seus colegas abstémios.

A explicação, afirmam os investigadores, reside no facto de a confraternização em torno de copos de vinho ou cerveja depois do trabalho ajudar a criar um clima de confiança e camaradagem entre colegas.

Permite também aproximar os empregados dos seus superiores hierárquicos, num clima de convívio descontraído, estabelecendo relações úteis para a progressão na carreira, acrescentam.

Todavia, os grandes bebedores (mais de 12 litros de álcool por semana para os homens, nove litros para as mulheres) ganham em média menos seis por cento que os colegas mais moderados, embora recebam mais cinco por cento que os que vão directamente para casa depois do trabalho.

Estes resultados baseiam-se num estudo lançado pelo governo junto de 17 mil pessoas acompanhadas desde o nascimento, em 1958.

A progressão dessas pessoas desde a infância é avaliada através de entrevistas regulares, sendo os dados agora divulgados provenientes dos resultados do ano 2000, os últimos concluídos.

«O estudo mostra que não é preferível não beber álcool», resumiu o professor David Bell, do departamento de Economia da Universidade.

«As pessoas que bebem moderadamente parecem efectivamente mais bem pagas», acrescentou David Beel, esclarecendo: «Os salários começam a baixar quando se ultrapassa as recomendações em matéria de consumo de álcool semanal. Mas é preciso beber realmente muito para que isso se torne um problema.»


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *