piratas somalis

First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win. É uma frase fantástica, atribuída, bem ou mal, a Gandhi. Uma frase que retrata de certa forma o percurso dos somalis perante a agressão estrangeira.

É sabido que os países europeus despejaram o seu lixo radioactivo cobardemente na somália. Com terríveis danos sobre a população. É espantoso o esforço que foi feito nos media para ignorar aquelas populações. Depois de 20 anos de investigações, e mesmo depois de darem à costa os bidons carregados de materiais tóxicos que estavam no fundo do mar, os somalis continuaram a ser ignorados. Depois surgiram os piratas somalis. Foram ridicularizados. Pirataria? Uma coisa do século XVII feita por uns atrasados no tempo semi-loucos e mal armados. Agora os piratas somalis são apresentados como demónios. Chegam para justificar a presença de poderosas armadas e uma invasão a um país destroçado.

Infelizmente, os piratas somalis não podem ganhar. Não têm qualquer hipótese. Ganharam um lugar nos nossos corações como combatentes pela liberdade. Ganharam o direito ao respeito do mundo. Os piratas somalis vão perder uma guerra. Mas não é uma guerra qualquer. É a guerra pela construção de uma europa que não despeja o seu lixo radioactivo no quintal dos outros, no quintal dos pobres. É a guerra por uma europa que valha a pena que também ali se perde.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “piratas somalis”

  1. Avatar de carnide
    carnide

    A guerra por um mundo que valha a pena foi perdida pelo Bush, quando abdicou (será que ele alguma vez a teve? Afinal ganhou com batota…)da superioridade moral para torturar.
    Comprometeu a guerra nesse instante.
    Comprometeu a razão justa para a guerra.
    Que tristeza…
    – – –
    Se calhar, o Bush tem razão, esta história da justiça é toda uma treta, e a única coisa que conta é o salve-se quem puder…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *