Kumba Ialá lança livro de sabedoria infinita


«A beleza de uma mulher elegante é a atrapalhação do cabrão do macaco da
Indochina!».

É a frase emblemática de um livro que transpira conhecimento.

Kumba Ialá, presidente da Guiné-Bissau, lançou ontem em Bissau um livro de sua autoria onde esclarece a sua visão de estadista: «Em política, quando se adormece sossegado, acorda-se com tudo perdido».

A obra intitula-se «Os Pensamentos Políticos e Filosóficos», tem 90 páginas e surge como um apanhado de frases curtas, ditas pelo chefe de Estado guineense, ao longo dos últimos anos, que se fazem acompanhar por
ilustrações tipicamente africanas.

As páginas sucedem-se, de forma alternada, com pensamentos rápidos de Kumba Ialá entre a filosofia e a política, em caracteres de grande dimensão.

Na página 23, Ialá afirma: «Viver é conviver, sendo esta uma relação de entendimento entre seres vivos, que se complementam na perspectiva de um dia poderem deixar o mundo em que nos encontramos, enquanto vivos. Eis a
lógica da vida humana, sem outros sentimentos».

Algumas páginas mais à frente, Kumba Ialá determina: «A estupidez é a ausência completa de dignidade espiritual» ; «dormir é o pensamento em repouso absoluto». Ou ainda: «O erro é a confusão da verdade com a palha».

Algumas das máximas de Ialá publicadas nesta sua primeira obra estão a gerar uma onda de comentários na cidade de Bissau, entre a ironia e a dúvida sobre o que quererá o autor dizer. É disso exemplo a frase publicada na página 51: «A beleza de uma mulher elegante é a atrapalhação do cabrão do macaco da Indochina!».

Mas uma das frases mais citadas por esta altura na cidade de Bissau, tendo o livro sido lançado apenas ontem, data do 30º aniversário da morte de Amílcar Cabral, é a da página 57, onde Kumba Ialá faz uma análise da sociedade guineense: «A nossa sociedade é mais diagnóstica que terapêutica».

,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *