bancarrota

Na sequência de uma pergunta do toxinox, tornou-se óbvio que o conceito de bancarrota não é claro. O que é a bancarrota? Convém saber, porque podemos estar em vias de comprar uma.

Quando é que se está na bancarrota? Quando o primeiro-ministro vem dizer que se está na bancarrota? Bem, então a bancarrota estaria dependente da vontade do primeiro-ministro falar verdade. Portugal estaria imune à bancarrota. Mas não só Portugal. Não é óbvio que o reconhecimento formal da bancarrota favoreça a posição do país em questão.

Ademais, o que é a bancarrota? Quando é que se diz que um petroleiro teve um acidente? Quando bateu num iceberg? Quando começou a afundar? Quando se deixou de ver o petroleiro? Quando a colisão com o iceberg se tornou inevitável? Quando o capitão do navio acordou e viu o iceberg à sua frente? Quando o capitão do iceberg disse “toma lá cabrão que é para não andares a dormir no mar”? Quando os tripulantes dão o navio por perdido e saltam para o bote? Quando a companhia de seguros coloca o acidente no seu balanço? Ou quando a notícia chega aos jornais?

Ademais, o que é a bancarrota? É não conseguir pagar a prestação daquele mês? É estar certo de que não se consegue pagar a do próximo? É produzir uma declaração oficial de bancarrota? É concluir que não se consegue chegar a acordo com os credores para a renegociação dos prazos? É o governo reconhecer que está na bancarrota, ainda que informalmente? São os principais credores a dizerem “vocês estão na bancarrota”? São alguns credores a dizerem “vocês estão na bancarrota”? Na, verdade, os credores também não têm interesse em dizer que o devedor está na bancarrota. Num contexto destes, é difícil saber a verdade. Mas ao menos que os conceitos sejam claros.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *